terça-feira, 10 de março de 2015

Urutu Cruzeira ( B. alternatus)







BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC












Essa talvez seja a serpente que foi mais temida pelos nossos avós e bisavós, até se falava que "se não mata aleija". Esse ditado popular era o maior alerta contra o bicho, e isso contribuía para a matança do animal em qualquer circunstância, mesmo que ela não fosse uma ameaça.



A urutu é uma cobra que chega a medir 1,20 m e raramente em alguns casos atinge 1,60 m, habita tanto as matas como em campo aberto e brejos, sua alimentação consiste em pequenos roedores e sua reprodução é vivípara, podendo ter entre 16 e 20 filhotes.

Encontrada no sudeste, centro oeste e na região sul do Brasil, a urutu possui hábitos de caça ao crepúsculo e noturnos, sua picada tem ação proteolítica que destrói o tecido muscular, quando ameaçada seu corpo fica com partes achatadas e ela faz rápidos e repetidos movimentos com a ponta da cauda, e quando da o bote ela pica, fazendo a injeção do veneno e ainda excreta fezes e expele substâncias com odores.


Classificação Cientifica

Reino:                      Animalia
Filo:                         Chordata
Classe:                    Reptilia
Ordem:                    Viperidae
Subordem:              Serpentes
Familia:                    Viperidae
Genero:                   Bothrops
Especie:                  B. alternatus


Nome binominal
Bothrops alternatus
(Duméril, Bibron & Duméril, 1854)


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário