quarta-feira, 11 de março de 2015

Cobra Coral é Resgatada em Comercio de Barra Velha SC





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha  e São João do Itaperiú SC











Caros amigos leitores no dia 11 de março de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou  mais uma Serpente em perímetro Urbano.

As 10:15 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado por um dos funcionários do Posto Tio Ugo no Complexo da Parada Ferretti, na margens da Rodovia BR 101 Km 91,5 Marginal Leste no Bairro Itajuba Barra Velha SC, para Resgatar uma Serpente dentro das dependências do setor de conveniências.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Roberto
Bombeiro Voluntário Wellington
Bombeiro Voluntário Jecson (Central)

Ao chegarmos no local constatamos se tratar de uma Cobra Coral (Micrurus coralinus), filhote de aproximadamente 20 cm,  bastante  ativa , o Exemplar foi recolhido pela Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC.



















Os funcionários do estabelecimento Citado acima tiveram orientações básicas sobre estes animais e como proceder mediante a presença deles.



Micrurus corallinus

Micrurus corallinus é uma das espécies da cobra-corale é uma das serpentes mais venenosas do Brasil.
Micrurus corallinus possui anéis pretos simples, entre dois brancos bem delineados e delimitados. Esta espécie habita preferencialmente a região próxima ao litoral e difere das demais corais brasileiras, que apresentam tríades de anéis pretos entre os vermelhos e habitam o planalto.
As corais têm hábitos noturnos, vivem sob o solo, folhas, troncos em decomposição, raízes e pedras. Não são agressivas, oferecendo risco somente quando manuseadas ou acuadas. Suas presas de veneno são fixas (dentição proteróglifa) e pequenas, localizadas na parte anterior da boca, por isso elas mordem em vez de picar. Ainda assim, esta é uma das corais de veneno mais ativo no homem, podendo causar a morte em pouco tempo.
As corais, a exemplo de outros répteis, apresentam maior atividade externa nos meses quentes e chuvosos que nos frios e secos.
Micrurus corallinus tem como habitat principalmente o litoral e a Mata Atlântica, estendendo-se aos estados da BahiaEspírito SantoRio de JaneiroSão PauloMato Grosso do SulParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul.

Classificação Cientifica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Serpentes
Família: Elapidae
Gênero: Micrurus
Espécie: Micrurus corallinus


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário