quinta-feira, 5 de março de 2015

Jararaca é Resgatada na Cidade de Barra Velha SC





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC










Caros amigos leitores no dia 04 de março de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou  mais uma Serpente.

As 18:15hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado pelo COBOM (Centro de Operações do Bombeiro Militar), para atender uma Ocorrência de um Resgate Ofídico na Rua Eduardo da Silva Borba nº 63, no Bairro Itajubá em Barra Velha SC.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Jeckeson
Bombeiro Voluntário Carmem
Bombeiro Voluntário Robson
Ao chegarmos no local constatamos se tratar de uma serpente jararaca (Bothrops jararaca), adulta bastante  ativa e muito estressada, o Exemplar foi recolhido pela Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos.






Gênero Bothrops

São serpentes espalhadas por todo território nacional, que podem atingir de 50cm a 1,8m de comprimento, de acordo com a espécie. Possuem cabeça triangular em forma de lança, com presença de fosseta loreal, que é uma cavidade entre o olho e a narina, com células termoreceptoras que permitem que a serpente forme uma imagem térmica da presa ou predador que se aproxima o suficiente.

São serpentes que confiam na ótima camuflagem e, por isso, muitas vezes são pisoteadas por pessoas desatentas, causando acidentes. São mais encontradas no solo, mas podem escalar arbustos sem problemas, e algumas espécies como Bothrops insularis (jararaca ilhoa), são totalmente adaptadas a vida arborícola. Quando ameaçadas, procuram fugir ou confiar na camuflagem. Agitam a ponta da cauda como uma cascavel, para que sua cauda, sem chocalho e espinho terminal, bata na folhagem e faça barulho. Se encurraladas, não hesitam em dar o bote.


São serpentes solenóglifas, o que significa que possuem as presas e o aparato de inoculação de veneno extremamente desenvolvido. Suas presas, que funcionam como agulhas hipodérmicas, ficam paralelas ao comprimento da boca quando em repouso, abrindo como um canivete na hora do bote.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário