quinta-feira, 5 de março de 2015

Descoberta nova espécie de rã aquática nos Andes peruanos

23/02/2015


Pesquisadores descobriram uma nova espécie de rã aquática, de ventre amarelo, no Peru. O anfíbio foi batizado de "Telmatobius ventriflavum". A espécie foi descoberta 3.900 metros acima do nível do mar, em um afluente do rio Pisco, na localidade de Huaytará, em Huancavelica


Uma nova espécie de rã aquática, de ventre amarelo, foi descoberta na região andina de Huancavelica (sudeste) e foi nomeada por um grupo de biólogos peruanos e americanos de Tematobius ventriflavum.

"A descoberta da nova espécie em ambientes áridos e de fácil acesso demonstra que ainda há muito a fazer para documentar a diversidade de anfíbios nos Andes peruanos", disse Alessandro Catenazzi, da Southern Illinois University Carbondale, encarregado da pesquisa, citado pela agência oficial Andina.

O anfíbio se caracteriza pela coloração amarela e alaranjada do ventre dos adultos, traços únicos em seu tipo. Por isso, os pesquisadores do chamaram de Telmatobius ventriflavum, que vem do latim ventrum, que significa ventre, e flavus, que significa amarelo, explicou Catenazzi.

A espécie foi descoberta 3.900 metros acima do nível do mar, em um afluente do rio Pisco, na localidade de Huaytará, em Huancavelica, como parte de uma pesquisa peruno-americana, acrescentou.

A descoberta foi fruto do Programa de Monitoração e Avaliação da Biodiversidade (BMAP), desenvolvido pela empresa PERU LNG, em convênio com o Centro de Educação para a Conservação e a Sustentabilidade do Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI).

A pesquisa abarcou áreas extensas de litoral e serra, de Huancavelica à costa peruana, na qual participaram pesquisadores liderados pelo Smithsonian Institute. Participaram do estudo 98% de biólogos peruanos.


fonte 

http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2015/02/23/descoberta-nos-andes-peruanos-nova-especie-de-ra-aquatica.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário