quinta-feira, 12 de março de 2015

Cobra D'água resgatada em Barra Velha SC





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha  e São João do Itaperiú SC











Caros amigos leitores no dia 11 de março de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou  mais uma Serpente em perímetro Urbano.

As 20:50 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado pela moradora Srª Rebia Martins Vogelsanges Residente na Rua Evaristo Lopes Dutra nº 1585 no Bairro Itajuba Barra Velha SC, para Resgatar uma Serpente nas dependências de seu quintal.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Sidnei
Bombeiro Voluntário Jeckson
Bombeiro Voluntário Wellington (Central)

Ao chegarmos no local constatamos se tratar de uma Cobra D'águal (Liophis miliaris), exemplar adulto de aproximadamente 60 cm,  bastante ativa e com sinais visíveis de ter se alimentado recentemente, o Exemplar foi recolhido pela Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC.

Também encontramos no local uma quantidade grande de anfíbios o que explica a presença da Serpente pois ela se alimenta deste animais.

Por não ser uma serpente de importância medica a Serpente foi solta em Habitat adequado a sua especie.









Cobra D'águal (Liophis miliaris)

Cobra D’água um réptil da família das Colubrídeas existe em toda a América do Sul, especialmente os Cerrados e a Mata Atlântica e  é inofensiva, geralmente fugindo do local quando se sente ameaçada.

A Cobra D’água é muito rápida dentro da água e pode ter sua coloração diferenciada dependendo do local onde é encontrada, se alimenta de pequenos anfíbios e peixes  que costuma caçar em pequenos lagos e rios no período da noite ou logo no amanhecer e seu tamanho dificilmente ultrapassa os 65 cm de comprimento.

Ela é ovípara e pode colocar de 15 a 18 ovos em cada gestação sendo que os nascimentos acontecem sempre no início da estação chuvosa.

Classificação:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Colubridae

Gênero: Liophis

Espécie: Liophis miliaris




Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

.






Nenhum comentário:

Postar um comentário