segunda-feira, 16 de março de 2015

Matéria Aquarela Fm 94.5 Nova Ocorrência de Escorpiões no Morro do Grant


  • PUBLICADO POR:






Nova ocorrência de escorpiões no Morro do Grant faz Núcleo de Proteção Ambiental de Barra Velha alertar comunidade


Barra Velha - escorpião resgatado pelo NPA

16.03 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha resgatou mais três serpentes na zona urbana local e se deparou com novo pedido de atuação na captura de escorpiões – o segundo em um mês, em Itajuba.

Ontem, dia 12, por volta das 5h30 da tarde, o NPA foi acionado pela moradora Marcia Aparecida Guimarães, moradora na Rua 1060 s/nº, na localidade de Pedras Brancas, para resgatar uma serpente que estava dentro de uma geladeira velha que estava no quintal de sua residência.

O animal foi recolhido pela equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do Núcleo de Proteção Ambiental e foi identificado como uma dormideira.Por não ser de importância médica, ela acabou reintroduzido em seu habitat natural.

Um dia antes, em 11 de março, outras duas serpentes foram resgatadas. Uma delas foi retirada da propriedade da moradora Rebia Martins Vogelsanger, na Rua Evaristo Lopes Dutra, nº 1585, também em Itajuba Barra Velha. Tratava-se de uma cobra d’água, encontrada por volta das 9h da noite na casa de Rebia. O exemplar era ativo, segundo o instrutor José Roberto Cruz, e havia se alimentado poucos minutos antes.

O instrutor comenta que essa serpente se alimenta de anfíbios, que estavam em grande quantidade na propriedade da moradora, e que explica a presença da serpente no local. Ela foi reintroduzida ao seu habitat natural.

No mesmo dia, foi retirada uma cobra coral por volta das 10h da manhã, por coincidência, na mesma área onde está o serpentário do Núcleo de Proteção. Um dos funcionários do Posto Tio Ugo, no complexo da Parada Ferretti, na margens da Rodovia BR-101 km 91,5, em Itajuba, encontrou a coral dentro do setor de conveniências do posto. Tratava-se de um filhote de aproximadamente 20cm. Os funcionários do posto foram orientados sobre como proceder nestes casos.

E por fim, no dia 10 de março, a moradora Vera Lucia de Oliveira encontrou dois escorpiões na casa onde trabalha, na Rua do Morro, Praia do Grant, em Itajuba, onde outros peçonhentos já haviam sido vistos. Eles foram recolhidos pelo NPA. Com essa segunda apreensão de escorpiões em Itajuba, o instrutor Roberto alerta para os moradores da Praia do Grant ficarem atentos com relação a estes animais.

Como o NPA não possui um equipamento adequado para fotografar em detalhes os animais recolhidos, as imagens dos dois escorpiões recolhidos na Rua do Morro foram enviadas ao Instituto Butantã, de São Paulo, com quem o núcleo mantém parcerias. Roberto publicou no blog npabombeiro.blogspot.com uma série de dicas para os moradores de Itajuba adotarem a fim de evitar e se proteger dos escorpiões.

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) reforça à comunidade de Barra Velha e também de São João do Itaperiú que atende este tipo de emergência, resgatando animais peçonhentos e venenosos e animais silvestres que estejam causando risco à população.

O instrutor Roberto e a comandante Kelly Paloco pedem aos cidadãos que não tentem matar ou capturar estes animais. Basta comunicar a presença deles e o núcleo vai resgatá-los. O NPA possui pessoal treinado e qualificado para este tipo de ocorrência.

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário