quarta-feira, 25 de março de 2015

Imbuia Árvore Símbolo de Santa Catarina







Imbuia foi considerada árvore símbolo de Santa Catarina por meio de uma lei estadual de 1984. A árvore mede entre 10 e 30 metros de altura, sendo resistente à baixas temperaturas. A espécie está na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, na categoria das espécies vulneráveis, bem como da relação das espécies arbóreas que correm perigo de extinção. Em Santa Catarina, encontra-se na lista das espécies raras ou ameaçadas de extinção.

 A imbuia é uma espécie nativa que pertence á família Lauraceae. Também é conhecida como embuia , canela – imbuia , Imbuia, entre outras variações. Sua ocorrência natural é no sul do país , Santa Catarina , Paraná , rio grande do sul e até em São Paulo , em pouca escala. A maior concentração dessa árvore incide em vastas áreas no norte do estado de Santa Catarina, onde foi a espécie mais importante depois do pinheiro-do-paraná, caracterizando a paisagem e se tornando um dos símbolos do estado.

A curiosidade da imbuia é sua associação com a araucária, sendo raro seu cultivo onde há ausência de pinheiros. De acordo com pesquisadores. Ele é, possivelmente, a espécie arbórea com mais longevidade entre as florestas de araucária, podendo ultrapassar os 500 anos. Em Santa Catarina foi encontrada uma árvore com mais de 2,7 mil anos.

A casca é grossa, com espessura de até 35 mm (milímetros) e varia de acordo com a idade. Nas árvores novas, apresenta coloração acinzentada e fissuras leves. Já nas adultas, as fissuras são profundas, ocasionando mascas côncavas.

VANTAGENS

Pesquisas comprovaram que a imbuia não necessita de solos muito férteis para se desenvolver. Na verdade, ela ocorre naturalmente em solos de baixa fertilidade, com níveis de fertilidade química entre média e elevada e solos com altos teores de alumínio.

A madeira é considerada boa, moderadamente pesada, dura, com coloração de cerne variável e textura média. Sua resistência mecânica também é média, com retratabilidade volumétrica baixa e boa maleabilidade. A trabalhabilidade da madeira e uma de suas vantagens, sendo facilmente serrada e com boa aceitação para o manuseio de máquinas. Além de proporcionas acabamento de qualidade e receber bem pintura e verniz.

A durabilidade natural também é boa e apresenta resistência ao ataque de organismos xilófagos. No entanto, quando submetida a tratamentos sob pressão, a madeira de imbuia demostra ser impermeável a soluções preservantes.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

·         ALTURA: ENTRE 10 E20 M (METROS)

·         TRONCO: GROSSO E CURTO ATE AS PRIMEIRAS INSEÇÕES DOS GALHOS

·         FOLHAS: NO FORMATO OVAL, ENTRE 6 E 10 CM (CENTIMETROS)

·         FLORES: PEQUENAS E AMARELAS

·         SEMENTE: LISAS COM ATÉ 20 MM

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

·         CONTRAÇÃO: RADIAL – 2,7% TANGENCIAL
  6,3% VOLUMÉTRICA – 9,8%

·         DENSIDADE: 650 Kg/ M³ (QUILOGRAMAS POR METRO CÚBICO)

·         TEXTURA: MÉDIA COM SUPERFÍCIES IRREGULARES


fonte:

http://www.integracaomadeiras.com.br/noticia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário