segunda-feira, 9 de março de 2015

Pássaro considerado extinto desde 1941 é visto novamente

8 de março de 2015

extinct bird
photo credit: Robert Tizard / WCS


As espécies estão atualmente morrendo em uma taxa tão alarmante, que alguns cientistas têm alertado que estamos à beira da sexta extinção em massa na história do nosso planeta. Nem tudo ainda está perdido: uma espécie de ave foi flagrada em Mianmar, um país do sul da Ásia, ela já não era vista desde 1941, e já estava sendo considerada extinta. A re-descoberta da espécie foi publicada na revista BirdingASIA .
Apelidada de Chrysomma altirostre, e mais conhecida como babbler de Jerdon, costumava ser comum nos campos de Mianmar. Este habitat foi mudado devido a construção de casas e de terrenos agrícolas , e desde então não houve se quer um avistamento confirmado da espécie desde o início da II Guerra Mundial.
O pequeno pássaro marrom foi re-descoberto em maio de 2014, quando um grupo de cientistas da região reconheceu a seu chamado. A equipe foi capaz de verificar a identidade do pássaro através de gravações do chamado, amostras de sangue, e fotografias. As informações coletadas durante este tempo foi comparado com as populações já existentes de outras espécie. Não se sabe se esta ave é, na verdade, uma subespécie, ou se é espécie original. Testes futuros vão dizer o que realmente a ave é.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário