sexta-feira, 6 de março de 2015

Materia Aquarela FM - Núcleo de Proteção Ambiental dos Voluntários resgata jararaca

  • PUBLICADO POR:






Barra Velha - NPA jararaca resgatada 04 03 2015

06.03 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú resgatou mais uma serpente, desta vez no último dia 4 de março, por volta das 18h. O NPA foi acionado pelo Centro de Operações dos Bombeiros Militares para atender uma ocorrência na Rua Eduardo da Silva Borba, nº 63, em Itajuba.

No local, os socorristas se depararam com uma jararaca, adulta bastante ativa e muito estressada. O exemplar foi recolhido pela equipe de resgate de animais peçonhentos e venenosos.

O gênero “Bothrops” é espalhado por todo território nacional, serpentes que, segundo o instrutor José Roberto Cruz, podem atingir de 50cm a 1,8m de comprimento, de acordo com a espécie. Possuem cabeça triangular em forma de lança.
São serpentes que confiam na ótima camuflagem e, por isso, muitas vezes são pisoteadas por pessoas desatentas, causando acidentes. São mais encontradas no solo, mas podem escalar arbustos sem problemas.

Quando ameaçadas, procuram fugir ou confiar na camuflagem, agitam a ponta da cauda como uma cascavel, para que sua cauda, sem chocalho e espinho terminal, bata na folhagem e faça barulho. Se encurraladas, não hesitam em dar o bote. No caso de Itajuba, a jararaca foi resgatada sem maiores problemas.

O NPA lembra à população de Barra Velha e São João do Itaperiú que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de emergência resgatando animais peçonhentos e venenosos que estejam causando risco a população, e pede aos moradores que não tentem matar ou capturar estes animais. Basta comunicar os socorristas, que irão resgatá-los.
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal treinado para este tipo de ocorrência, e pode ser chamado pelo fone 3446.0000.

fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário