sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vôo da serpente Chrysopelea

Foto: Uma cobra voando em vôo
Voando cobras achatam seus corpos em forma de C côncavo para prender o ar enquanto caem. Por ondulantes e para trás, eles realmente podem fazer curvas no ar.
Fotografe por Jake Socha


A imagem de cobras no ar pode parecer coisa de pesadelo (ou um certo filme de Hollywood), mas nas selvas do sul e sudeste da Ásia, é a realidade.
Voando cobra é um equívoco, uma vez que, à excepção de uma corrente de ar forte, estes animais não pode realmente ganhar altitude. Eles são planadores, usando a velocidade de queda livre e contorções de seus corpos para pegar o ar e gerar sustentação.
Uma vez pensado para ser mais do que parachuters planadores, estudos científicos recentes revelaram detalhes intrincados sobre como essas limbless, criaturas em forma de tubo, vire à queda na pilotagem. Para se preparar para a decolagem, uma cobra voadora vai deslizar para o fim de um ramo, e balançar em forma de J. É impulsiona-se a partir do ramo com a metade inferior do seu corpo, formas rapidamente em um S, e achata a cerca de duas vezes a sua largura normal, dando seu corpo, normalmente em torno de uma forma côncava C, que podem aprisionar o ar. Por ondulantes e para trás, a cobra pode realmente fazer curvas. Serpentes voadoras são tecnicamente melhores planadores do que seus equivalentes de mamíferos mais populares, os esquilos voadores.
Há cinco espécies reconhecidas de cobra voadora, encontrada na Índia ocidental do arquipélago indonésio. O conhecimento de seu comportamento na natureza é limitado, mas eles são pensados ​​para ser altamente arborícola, raramente descendo do dossel. As espécies menores atingir cerca de 2 metros (61 centímetros) de comprimento eo maior crescimento de 4 pés (1,2 metros).
Suas dietas são variáveis ​​dependendo do seu alcance, mas eles são conhecidos por comer roedores, lagartos, sapos, pássaros e morcegos. Eles são levemente cobras venenosas, mas suas pequenas, presas traseiros fixos torná-los inofensivos aos seres humanos.
Os cientistas não sabem quantas vezes ou exatamente por cobras voadoras voar, mas é provável que eles usam suas acrobacias para escapar de predadores, para passar de uma árvore para outra, sem ter que descer até o chão da floresta, e possivelmente até mesmo para caçar presas.
Uma espécie, a cobra árvore barrada-twin, é considerado raro na sua gama, mas cobras voadoras são de outra maneira muito abundante e não têm qualquer estatuto especial de conservação.

fonte: http://animals.nationalgeographic.com/animals/reptiles/flying-snake/

Nenhum comentário:

Postar um comentário