Em determinadas épocas do ano, as aranhas invadem as casas e se tornam um verdadeiro incômodo para toda família. Como depende do clima da região, é comum aparecer nas cidades as espécies armadeira, viúva negra, aranha marron, caranguejeiras e as tarântulas.
As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentro das casas, não oferecem grandes riscos para a saúde. De todo modo, inofensivas ou não, não há quem queira conviver com estas espécies dentro de casa. Mas tomando alguns cuidados simples é possível eliminá-las do seu lar sem grandes esforços.
Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) perto de paredes. Lembre-se também de sempre manter a grama aparada e nunca permitir que terrenos vizinhos (quando baldios) contenham lixo e etc;
Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência;
Em lugares muito arborizados, feche as portas e janelas ao entardecer;
Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.
Uma dica interessante para controlar e afastar estas aranhas que vivem em casa é preparar uma solução com cravo da índia, cânfora e álcool e usá-la para limpar as paredes toda semana.
José Roberto Cruz Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental |
Nenhum comentário:
Postar um comentário