quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Como é o Sono das Serpentes?

As cobras dormem assim como todos os seres vivos , porém no caso das cobras a dificuldade está na identificação desse período, uma vez que não possuem pálpebras móveis , e sim , uma membrana firme como uma escama , fixa e transparente, escama esta que também é trocada durante o período de troca de pele da cobra .




As serpentes tem diferentes e precisos órgãos sensoriais , o que com certeza tornaria impossível pegá-la de surpresa.
No período em que a serpente “dorme” ela pode ser capturada mais facilmente , mas esse repouso acontece durante a digestão período em que ela se torna vulnerável, tanto que, se ela se sentir ameaçada logo após ter ingerido seu alimento , ela imediatamente o expele , como vômito , a fim de ter maior capacidade para se defender.




É comum as serpentes ficarem muito tempo sem se alimentar, ela possuem mecanismos para sobreviver mesmo em condições de privação de alimentos , por um longo período. A maioria das espécies tem uma estrutura para armazenar gordura , e algumas ainda conseguem reduzir sua taxa metabólica, que já é considerada baixa entre outras espécies de répteis , economizando ainda mais energia.
Essa teoria também reforça a explicação sobre o período de sono desses animais , já que se estiverem economizando gastos metabólicos terão locomoção mais lenta , e ficarão mais vezes em posição estática, o que não indica que não ofereçam perigo, muito pelo contrário, a melhor defesa do homem é manter uma considerável distância.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC que o Núcleo de Proteção Ambiental  (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos encarecidamente que não tente matar ou capturar estes tipos de animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
        José Roberto Cruz
           Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário