terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cobra d’água – Helicops modestus




Cobra d’água – Helicops modestus
Nome popular: Cobra d’água
Nome científico: Helicops modestus
Dentição: áglifa
Alimentação básica: peixes, anfíbios
Reprodução: vivípara
Tamanho: 1,00 metro
Hábitat: rios e alagados
Atividade: diurna e noturna




São serpentes aquáticas, alimentam se basicamente de peixes e anfíbios. Conseguem passar submersas vários minutos apenas com o oxigênio nos seus pulmões. Em caso de predadores ou até mesmo o ser humano no seu passeio perto de um lago a serpente como defesa camuflam se ao fundo e ficam imóveis, o que faz dessas serpentes muitas vezes comuns, relativamente difíceis de serem observadas.

Possui olhos e narinas posicionados no topo da cabeça, o que favorece a vida dentro d’água. Causa muitos acidentes, mordidas sem gravidade, principalmente aos pescadores de água doce, atraídas que são para o samburá com peixes.


José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental

3 comentários:

  1. Cobras com esse tipo de dentição (áglifa) característico das serpentes sem aparelho inoculador de peçonha. Os dentes são maciços e sem canal inoculador de peçonha, ou seja sem veneno. Estas serpentes atacam, geralmente, por constrição. Mesmo assim é aconselhável não tentar de capturar o animal sem receber o treinamento adequado.

    ResponderExcluir
  2. Inclusive algumas espécies de cobra dágua são confundidas como sendo serpentes peçonhentas. E aqui na nossa região muitas pessoas as confundem com as perigosas jararaca e surucucu respectivamente.. E isso as tornam alvo de leigos que não conhecem a importância desse animal para o equilíbrio ecológico e seu propósito para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei uma em um riacho hoje perto de casa Ipeuna SP interior de São Paulo no dia 23/11/21

    ResponderExcluir