terça-feira, 28 de outubro de 2014

Alerta para o aumento do número de Animais peçonhentos no verão



É nesta estação do ano que as serpentes costumam ter 

filhotes   


Muito cuidado com o aumento do número de animais peçonhentos no verão. A estação mais quente do ano é a preferida das cobras, aranhas e escorpiões e perfeita para que as serpentes tenham seus filhotes.

As fêmeas, em geral, ficam prenhas no fim do inverno e, nesta época de muito calor e alta umidade, os filhotes costumam nascer.

Dependendo da espécie, cada animal pode ter até 50 filhotes, como é o caso da jararacaçu, que tem 16 vezes mais veneno que outras serpentes. Engana-se quem pensa que os recém nascidos são inofensivos: mesmo os filhotes já têm o veneno capaz de provocar danos à saúde. 

Além disso, por serem pequenos e em maior número que os adultos, os filhotes representam um risco extra, por causa de seu tamanho, são mais difíceis de serem notados. Por isso, o número de acidentes com cobras nessa época também aumenta. 

Os sintomas de quem sofre um acidente com serpente variam de acordo com o gênero a que a cobra pertence. Podem ser leves, moderados ou graves. 

O importante é que, após ser picada, a pessoa procure ajuda médica o mais rápido possível e lave o local com água e sabão. Não se deve fazer, de jeito nenhum, garrotes e cortes no local da picada.


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC que o Núcleo de Proteção Ambiental  (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos encarecidamente que não tente matar ou capturar estes tipos de animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental





Nenhum comentário:

Postar um comentário