Cobra-cipó é o nome popular das serpentes do gênero Chironius. Também é conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi e que significa "cobra verde", através da junção dos termos mboîa ("cobra") e oby ("verde").
A cobra-cipó-verde (Chironius bicarinatus) é uma espécie de cobra não venenosa, de cor verde,com excelente camuflagem, que habita a América do Sul, na região da Mata Atlântica. Trata-se de um réptil da ordem Squamata, família Colubridae.
Cobra-cipó é o nome popular das serpentes do gênero Chironius. Também é conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi e que significa "cobra verde", através da junção dos termos mboîa ("cobra") e oby ("verde")
A coloração da maioria das espécies do gênero é uma mistura de tons de verde, vermelho e laranja, com olhos amarelos e negros.
Essas espécies são muito agitadas e velozes. Geralmente, fogem no momento em que são avistadas. São muito ariscas e podem morder caso impeçam sua fuga. Sua coloração as ajuda a confundirem-se com o ambiente, principalmente por passarem a maior parte do tempo nas árvores e arbustos (daí o nome popular "cobra-cipó", pois elas realmente lembram cipós ao repousarem em plantas). Atingem cerca de 1,20 metros, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Alimentam-se de lagartos, pássaros e pererecas.
A reprodução é ovípara. Põem entre quinze e dezoito ovos com o nascimento previsto para o início da estação chuvosa.
A cobra cipó possui pouco veneno, esse veneno não é capaz de matar um ser humano. Quando morta, ao ser colocada no formol a sua cor esverdeada deixará de ser verde e será marrom na parte de cima e branca na parte de baixo.
José Roberto Cruz Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental |
Nenhum comentário:
Postar um comentário