quarta-feira, 16 de julho de 2014

Serpente Dormideira







Bombeiro Voluntário
Barra Velha e São João do Itaperiú







Sibynomorphus neuwiedi 

É uma serpente não peçonhenta de pequeno porte, atingindo cerca de 90 cm de comprimento,  as fêmeas atingem maior comprimento que os machos. Possuem hábito terrícola, ocupando tanto áreas abertas como áreas de mata, e atividade noturna.

Sua dieta consiste basicamente de lesmas, semelhante ao observado para as demais espécies do gênero Sibynomorphus Segundo Laporta-Ferreira et al. (1988), S. neuwiedi possui características do crânio que permitem ao animal alimentar-se de gastrópodes, sem fraturar suas conchas. Estas serpentes inicialmente mordem as partes moles do caracol, injetando nelas o produto das glândulas cefálicas, o que provoca anestesia do molusco; numa segunda etapa, retiram o animal já inerte da sua própria concha e o engolem. 

É ovípara, havendo registro de uma desova composta por 10 ovos. Quando capturadas utilizam descargas cloacais fétidas como comportamento defensivo.

É um animal pelo e perseguido pois muita gente acha que é parecido com a jararaca e as matam indiscriminadamente, mas este é inofensivo ao ser Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário