Caros amigos leitores hoje é Dia do Bombeiro por esta razão contarei um pouco da Historia dos Bombeiros Voluntários.
Em razão da evolução cada vez mais acelerada das cidades, foram surgindo corporações de combate ao fogo em todos os países do mundo. Na França no reinado de Luiz XIV de 1638 a 1715, surgiu os "Corps des Pompiers". Na Inglaterra, pouco adiante, surgem os "Fireman", os "homens do fogo". Nos Estados Unidos, a iniciativa coube ao grande Benjamin Franklin, que em 1736, na Filadélfia, criou o primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários da América do Norte.
Em Portugal, a história dos Bombeiros na era moderna começa no ano de 1794, com a destacada participação de um brasileiro nascido na Bahia, Guilherme Gomes Fernandes, que juntamente com outros idealistas criaram a associação dos Bombeiros Voluntários do Porto.
O brasileiro Guilherme Gomes Fernandes, um abnegado da causa, foi considerado o "maior bombeiro do mundo", criando as bases do sólido movimento português, com base na multiplicação pelo território português de vários Grupamentos de Bombeiros Voluntários de combate ao fogo.
Na Alemanha, desde 17 de julho de 1841, em Meissen, existem Corpos de Bombeiros Voluntários. Em Durlach, em 1846, surge a segunda corporação e nasce em Berlim, no ano de 1851, o primeiro Corpo de Bombeiro profissional Civil.
Muita gente ainda não sabe, mas o serviço de Bombeiros no Estado de Santa Catarina, começou em Joinville com a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, que nasceu oficialmente no dia 13 de julho de 1892.
Pioneiro no Brasil e na América Latina, sua criação foi fruto da necessidade. Desde os primeiros tempos da colonização, os incêndios eram um desafio para a comunidade, que via as chamas surgirem em poucos segundos e destruírem o trabalho de anos.
O Estado de Santa Catarina se destaca no cenário nacional, por possuir uma vasta estrutura civil de serviços voluntários, principalmente nas áreas de atuação social, os Bombeiros Voluntários constituem-se em associações civis, de cunho estritamente filantrópico, sem fins lucrativos e todas são consideradas de utilidade pública.
Em 1995, o exemplo de Joinville foi à base sólida para a criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú.
O estopim ocorreu em 30 de outubro, após vários incêndios e acidentes, formou-se então uma comissão para angariar fundos para a compra de equipamentos para combate a incêndios e a organização de um corpo de bombeiros nos moldes do voluntariado.
Nesse tempo, demos muitos passos desde a fundação, resultado do empenho da comunidade e principalmente dos voluntários que dedicam parte do seu tempo, força e vontade, para tornar nossa Instituição cada vez mais forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário