terça-feira, 1 de julho de 2014

A cobra com cauda em forma de aranha

víbora cornuda rabo-de-aranha ( urarachnoides Pseudocerastes ) é uma espécie de víbora endêmica para oeste Irã descrita pela primeira vez por Bostanchi et al.em 2006.
nome específico , urarachnoides , é derivado do grego antigo (οὐρά cauda + ἀράχνη aranha + οειδής gosta), e refere-se a aranha-como a cauda de ponta esta serpente, assim como o nome comum, rabo-de-aranha víbora cornuda.
Camuflada sobre rochas e areia, a Pseudocerastes urarachnoides deixa a ponta de sua cauda (que, como você pode ver na foto, tem um formato peculiar) à mostra, para atrair pássaros desavisados. Quando a ave percebe que se trata de uma armadilha, porém, já é tarde demais: em uma fração de segundo, o predador se transforma em presa.
Em 1968, o Museu de Campo de História Natural de Chicago (EUA) recebeu um exemplar dessa cobra, típica do Irã. Como não havia outra para comparar, não se sabia se a ponta da cauda era uma mutação, um tumor ou uma característica da espécie, que ficou praticamente esquecida por quase 40 anos.


http://hypescience.com/a-cobra-com-cauda-em-forma-de-aranha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário