terça-feira, 7 de julho de 2015

Pesquisador brasileiro descobre nova espécie de crustáceo na Bahia

6 de julho de 2015

Uma nova espécie de crustáceo, apelidada como “tatuzinho cavernícola”, foi descoberta na Bahia e relatada recentemente na revista científica PLOS One. O animal, encontrado pelo professor Rodrigo Lopes Ferreira, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA-DBI), tem como característica peculiar construir abrigos para si.

Iuiuniscus iuiunensis
(Foto/Reprodução: Ascom/UFLA)

Nomeado cientificamente como ‘Iuiuniscus iuiunensis‘, o crustáceo mede pouco mais de um centímetro quando adulto e pertence a uma subfamília e gênero novos. Segundo informações da assessoria de comunicação da UFLA, a descrição morfológica do animal foi feita com o apoio dos pesquisadores Leila Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e André Senna, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Membro da ordem Isopoda, o “tatuzinho” foi encontrado pela primeira vez em 2007, em uma caverna localizada em Iuiu, sudoeste da Bahia, contudo, a descrição da espécie só começou há cerca de dois anos. “Já temos outros animais encontrados lá sendo descritos. Não começamos o trabalho de descrição assim que descobrimos, esse intervalo de tempo é comum”, explicou Ferreira.

Iuiuniscus iuiunensis
Nova espécie em sua troca do exoesqueleto, dentro de abrigo construído. (Foto/Reprodução: Ascom/UFLA)

Ainda segundo Ferreira, o que chamou a atenção na espécie foi a característica incomum de construir abrigos, o que era considerado um comportamento único em animais da subordem Oniscidea, a qual pertencem apenas os isópodes terrestres. A nova espécie, porém, é encontrada tanto em solo quanto em lagoas dentro de cavernas.
A conclusão inicial dos pesquisadores envolvidos na descoberta é que o animal constrói abrigos para se proteger contra predadores durante a troca do exoesqueleto.
fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário