Caros amigos leitores, hoje dia 02 de julho e o dia dos Bombeiros, por esta razão peço licença a todos para falar desta importante data para todos os Bombeiros, não importando se é Bombeiro Voluntário, Bombeiro Militar, Bombeiro Comunitário ou Bombeiro Profissional Civil, em meu entendimento Bombeiro é Bombeiro.
A partir do momento em que o homem deixou de ser nômade, para fixar-se em uma terra, a preocupação e o combate ao fogo tornaram-se indispensáveis para proteger a humanidade da ameaça que ele representava.
Ao longo da história, grandes incêndios marcaram as sociedades ao redor do mundo e, a partir dessas tragédias, foi preciso criar uma corporação de combate ao fogo. Surge a primeira concepção do Corpo de Bombeiros.
Com os séculos, estas organizações evoluíram e a invenção de bombas e mangueiras de incêndio deram origem a uma nova era na luta contra o fogo. Era o fim dos baldes e o começo do ataque aos incêndios, com o lançamento de jatos de água em várias direções.
No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).
Bombeiros Voluntários em Santa Catarina
Bombeiros Voluntários são sociedades civis autônomas, de direito privado, com certificado de entidade filantrópica, que sobrevivem de contribuições e doações da comunidade em geral e pessoas jurídicas, uma subvenção municipal e conquistaram, também, institucionalmente, o direito de receber, sistematicamente, uma subvenção financeira do Governo Estadual desde 1991.
Estão representados pela Associação de Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, fundada em 1994, quando existiam apenas 11(onze) corporações voluntárias no Estado, atualmente são 43 (quarenta e três) corporações, atuando com integrantes civis, com qualificação e treinamento para poder prestar o serviço. São 3.741 homens que se dedicam com empenho especial, sob regime de voluntariado, sempre pronto para a execução de serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, prestação de socorros em caso de emergências, desabamentos, inundações, catástrofes e calamidades públicas.
Um pouco da História dos
Bombeiros Voluntários
foto atual da frota Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú |
1638/1715 - Na França, reinado de Luiz XIV surgiu os "Corps dês Pompiers"; Na Inglaterra um pouco adiante surgem os Firomem (Homens de Fogo):
1794 - Surge a Associação dos Bombeiros do Porto, Portugal, pelas mãos de Guilherme Gomes Fernandes (brasileiro nascido na Bahia), considerado O MAIOR BOMBEIRO DO MUNDO;
1841 - Na Alemanha, em Meissen em 1846 Durlach nasce a Segunda Corporação. Em seguida em Berlin, 1851, o Primeiro Corpo de Bombeiros Profissional Civil;
1892 - Em Joinville/SC nasce oficialmente o Serviço dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina com a Sociedade de Bombeiros Voluntários, pioneira no Brasil e América Latina;
1994 - Buscando integração com a comunidade nasce a Associação de Bombeiros Voluntariosos d Santa Catarina;
1995 - Criado o Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú, sua manutenção vem de doações via conta da luz, pessoa física e jurídica;
Feliz Dia do Bombeiro a todos os
Profissionais do Fogo
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário