segunda-feira, 13 de julho de 2015

Conheça a Aranha-de-grama (Lycosa erythrognatha)






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC








 Aranhas de Jardim

As aranhas são artrópodes do Subfilo Cheliceriformes e pertencem à Classe Arachnida, que abrange também os escorpiões, opiliões, ácaros, e pseudoscorpiões dentre outros.


O desenvolvimento é direto, o número de mudas exigido para atingir a maturidade sexual varia de acordo com a espécie. A temperatura é um dos principais fatores controladores primários na determinação do padrão de ciclo de vida. Isso significa que espécies de regiões temperadas podem passar o inverno inteiro na forma imatura e, quando o verão começa, elas atingem a maturidade sexual.


Considerando o numero de espécies, o numero de indivíduos e o fato de todas, exceto Uloboridae e Heptathelidae , serem providas de glândulas de veneno, são pouquíssimas as aranhas importantes do ponto de vista médico. Estas são as aranhas  importantes do ponto de vista médico. Estas são as aranhas perigosas (aranha armadeira,aranha marrom,aranha de jardim, aranha viuva negra). Segundo Bucherl (1972), registros de acidentes ocorridos com pacientes atendidos no hospital Vital Brasil, do instituto Butantã, mostram que entre nós, na maioria dos casos, eles são provocados por aranhas do gêneroPhoneutria (  aranha armadeira ). De maior gravidade, vêm, em segundo lugar, os causados pelo gênero Lycosa( aranha de jardim). Muito menos freqüentes, porem, comumente de alta gravidade, em terceiro vêm as do gênero Loxosceles ( aranha marrom ), em quarto estão as Latrodectus ( aranhas viúvas-negras ). 

O araneísmo, ou seja, o envenenamento causado por picadas de aranhas, é com freqüência  designado mais particularmente por termos relacionados com o nome genérico do agente causador, como, por exemplo: loxoscelismo ( de Loxosceles), latrodectismo ( de Latrodectus) etc


A picada de aranha é sempre caracterizada por aparecimento de duas pequenas perfurações na pele, no local atingido. São as marcas produzidas pelas quelíceras. Esse par de orifícios nunca aparece em caso de picada  de escorpião ou de inseto provido de ferrão.


Aranha de Jardim
Classe: Arachnida 
Ordem: Araneae 
Família: Lycosidae
Nome Científico: Lycosa erythrognatha
Nome vulgar: Aranha de jardim, aranha de grama, aranha lobo ou tarântula


Lycosa (aranha de jardim)– Segundo Bucherl (1972), alem das de outros países sul-americanos, só do Brasil foram descritas cerca de cem espécies desse gênero, Incompletas e pouco claras (com algumas exceções), essas descrições tornam a identificação uma operação árdua, até para os especialistas.

De porte um tanto menor que o de Phoneutria, essas aranhas de jardim são frequentemente acinzentadas e vivem comumente em gramados, até mesmo nos de jardins domésticos, quando a grama permanece alta por muito tempo. São conhecidas por aranhas de jardim, aranhas de grama, tarântula. De acordo com o autor acima citado e com o Hospital Vital Brasil(1984), a espécie mais freqüente é Lycosa erythrognatha ( Lucas, 1836). Seu corpo mede cerca de 2 co e suas pernas, 2,5 a 3 cm. O cefalotóraxé esbranquiçado em sua parte mediana, da qual partem para a periferia pequenas faixas dispostas à maneira de raios. No dorso do abdome, há uma figura lembra a ponta de uma flecha. A face ventral do abdome, o esterno e as bases das pernas (ancas) são pretos ou castanho escuros. As quelíceras e palpos são frequentemente providos de cerdas alaranjadas ou avermelhadas. As pernas, acinzentadas na face voltada para o substrato, possuem pequenas manchas escuras. Os olhos formam três filas: a primeira com quatro, as duas com dois.


          Veneno e Araneísmo
Picadas de aranhas de jardim desse gênero ( principalmente Lycosa erythrognatha ),  é que provocam acidentes. Cerca de 100 a 150 casos são atendidos anualmente no Hospital Vital Brasil. Proteolítico, o veneno provoca dor local muito pouco acentuada que, ás vezes, aparece tempo,depois da inoculação. A região atingida mostra inchaço e vermelhidão. Pode ocorrer infecção secundária e, mais raramente, necrose superficial da pele. A ação é puramnete local, não pondo em risco a vida do paciente. O único tratamento indicado para picada de aranha de jardim é o curativo local com uma pomada antiinflamatória, anti-histamínica e antibiótica. Não se justifica um tratamento especifico.


16 comentários:

  1. Gostaria de saber como faço para creditar as imagens retiradas desse site?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como faço para creditar as imagens retiradas desse site?

    ResponderExcluir
  3. Unknown, acho que é só colocar o link do site na página que você divulgar as imagens.

    ResponderExcluir
  4. Meu maltês foi picado por essa aranha de jardim e está tomando antibiótico e corticoide ele passou muito mal pois ele é pequeno. Fiquei muito assustada!

    ResponderExcluir
  5. Hj de manhã acabei de matar uma no quintal tem um terreno do lado de casa já é a segunda que Mato outra foi dentro de casa

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo um projeto na escola sobre araneideos. Nosso projeto fala sobre Aracnídeos na escola: Relevantes ou perigoso?
    E esse projeto surgiu com o frequente aparecimento de aranhas em nossa horta escolar. Nossa meta é descobrir se elas apresentam algum perigo, ou se estão presentes para uma ajuda ecológica. Sua informação foi extremamente útil para o aprendizado sobre as aranhas. obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu acabo de encontrar uma no jardim mas não a matei. Acho que era ela. Coloquei ela num pote plástico, bati fotos e a joguei no mato do terreno. Gostaria de colocar aquí as fotos mas não vejo como

    ResponderExcluir
  9. Estou criando uma, seu comportamento é fascinante

    ResponderExcluir
  10. Meu deus acabo de acordar a vizinhança
    Tinha uma dessas entrando na minha casa graças a deus me deu sede ,levantei e vi ,meu marido matou . Tenho pânico de aranha muito mesmo

    ResponderExcluir
  11. Apareceu parecida com a aranha de jardim aqui na região mais a dedcrdesao nan bate pois ela é escura preta geralmente é a flecha que ela possui nas costas e vermelha laranjada seria outra espeesp de aranha

    ResponderExcluir
  12. Como saber se é macho ou fêmea? Tenho duas e elas são um pouco distintas

    ResponderExcluir
  13. Fui picado por uma muito bosta que nem dá pra sentir dor na picada mas mesmo assim a picado dói mais que o veneno kkkk

    ResponderExcluir
  14. Ao lado da minha casa tem terreno baldio e hoje a noite uma dessas entrou em casa ... Pedi socorro dos vizinhos pra matar!

    ResponderExcluir
  15. Tem aparecido muitas aranhas na minha casa. Tem alguma forma de identificar qual a espécie ?

    ResponderExcluir