Alguma espécie de serpentes tem no final de seus corpos algumas espécies de anéis encaixados, feitas de um material consistente que pode ser comparado ao das garras de um animal.
É mais um instrumento da serpente, que serve em sua defesa, já que o utiliza quando se sente ameaçada. A cobra balança sua cauda e esses anéis em movimentos produzem um som característico parecido com um chocalho, e assim avisam seus predadores que estão por perto, prontas para se defenderem.
Somente as espécies de Crolatus e Sistrurus possuem o guizo, mais popularmente chamadas de cascavéis, assim como suas sub-espécies.
A Cascavel não nasce com o guizo, ela começa a adquiri-los após a primeira muda de pele, ao contrário do que muito se afirma , a quantidade de guizos de uma Cascavel não indica a sua quantidade de anos , já que o processo de troca de pele ocorre em média quatro vezes em um ano. Nas troca de pele de uma serpente, esta sai pelo avesso por inteiro e tem uma coloração acinzentada , na cascavel ocorre que uma parte dessa pele não se solta completamente , ficando presa enrolada na ponta de sua cauda, e com o passar do tempo acontece o ressecamento dessa pele e vai se formando o anel .
As serpentes Cascavéis são venenosas e , quando em posição de ataque se enrolam e deixam o guizo em constante movimento, facilmente indicado pelo som produzido, uma ótima oportunidade para se distanciar dela, que é muito agressiva e tem o bote violento.
Vivem em campos abertos, secos e áreas pedregosas, tem hábitos noturnos , mas podem ser encontradas durante o dia , tem a cor castanha com desenhos em tons mais escuros em forma de losangos pelo dorso inteiro , medindo entre 1,5 e 2 metros. Se alimentam de pequenos roedores , aves , coelhos ou lagartos. Seu tempo médio de vida é em torno de 20 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário