Antes de começar a estudar sobre mimetismo convém ressaltar que, diferente da camuflagem - onde o animal tem a vantagem de se confundir com o meio ambiente, o animal mimético se parece com outro animal.
Assim, camuflagem e mimetismo são características bastante diferentes!
Mimetismo é um fator de adaptação evolutiva de algumas espécies onde, nesse caso, duas espécies distintas compartilham da mesma característica física que é reconhecida por outros animais. Desta forma, uma espécie mimética, ou até mesmo as duas, podem levar vantagem.
Uma situação bastante conhecida de mimetismo é o caso das cobras corais. A cobra coral verdadeira é bastante temida, sendo uma das mais perigosas em razão da potência de seu veneno neurotóxico, entretanto, a cobra coral falsa não apresenta dentes inoculadores e, dessa forma, não apresenta grande potencial de ataque. A coloração das duas serpentes é bastante semelhante, apesar de não pertencerem à mesma família – a coral verdadeira pertence ao gênero Micrurus, enquanto a coral falsa, ao gênero Erithrolampus.
A explicação para essa semelhança não está na coincidência, mas na seleção natural, uma vez que os ancestrais da coral falsa se beneficiavam dessa semelhança adaptativa e por isso tiveram essa característica transmitida a seus descendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário