Caros amigos leitores hoje falarei sobre o Prédio Central do Instituto Butantan hoje Edifício Vital Brazil.
No dia 4 de abril de 1914, uma grandioso e importante fato aconteceu para o desenvolvimento da ciência no Brasil a inauguração das novas instalações do Instituto Butantan que na época era Instituto Serumthepico de Butantan.
O Edifício foi planejado para abrigar laboratórios de pesquisa, espaços para a produção, biotérios, diretoria, administração, biblioteca, museu e salas para visitantes e conferencias; refletindo assim as principais atividades do Instituto. Inaugurava também em frente ao prédio o serpentário, espaço para manutenção das serpentes, extração de venenos e exibição ao publico.
Com o tempo o uso das salas foi modificada; a biblioteca expandiu, o museu que ocupava uma sala no segundo piso foi transferido para o Pavilhão João Florêncio, em 1928, os laboratórios de pesquisas foram se transformando,acompanhando as demandas de saúde publica e o perfil dos pesquisadores.
em 1943, o prédio abrigava os laboratórios de bacteriologia, difteria, peste e cocos gram-negativos, soros e vacinas, controle, físico-química, esterilização e meios de cultura, anatomia patológica. A maioria deles foi transferida para prédios novos nos anos seguintes.
O prédio central do Butantan, uma construção imponente logo se transformou em cartão postal do Instituto Butantan e edificação referencia para visitantes.
No dia 4 de abril de 2014 comemorado o centenário deste importante Prédio Central e ao mesmo tempo homenageando e batizando o mesmo de Edifício Vital Brazil, em homenagem ao Cientista que idealizou e lutou pela sua construção tão necessária para o desenvolvimento do Instituto Butantan e a Ciência.
Hoje o Edifício Vital Brazil encontra-se em restauração para resgatar suas características originais.
|
fonte: Instituo Butantan
Nenhum comentário:
Postar um comentário