sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fiocruz Combate Denge

24/09/2014 10h00 - Atualizado em 24/09/2014 14h11

Fiocruz vai liberar Aedes aegypti com bactéria no Rio para combater dengue

10 mil mosquitos serão liberados toda semana em bairro do Rio de Janeiro.
Bactéria Wolbachia faz com que mosquito não possa transmitir dengue.



Fiocruz vai soltar Aedes aegypti com bactéria que impede que mosquito transmita dengue (Foto: Gutemberg Brito/Fiocruz/Divulgação)
Fiocruz vai soltar Aedes aegypti com bactéria que impede que mosquito transmita dengue (Foto: Gutemberg Brito/Fiocruz/Divulgação)

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão soltar 10 mil mosquitosAedes aegypti toda semana durante três ou quatro meses no bairro de Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Os mosquitos contêm a bactéria Wolbachia, que os impede de transmitir o vírus da dengue. O objetivo é substituir toda a população de mosquitos da região para reduzir os casos de infecção por dengue.
A liberação dos primeiros mosquitos aconteceu nesta quarta-feira (24). Desde 2012, a Fiocruz trabalha no projeto estudando bairros para a aplicação do método, avaliando a população de mosquitos desses bairros e promovendo cruzamentos dos mosquitos com Wolbachia com os mosquitos do Brasil em laboratório.
Os ovos de mosquito com a bactéria foram importados da Austrália, com autorização do Ibama.

saiba mais
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/09/fiocruz-vai-liberar-aedes-aegypti-com-bacteria-no-rio-para-combater-dengue.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário