domingo, 7 de setembro de 2014

O Bambu


Planta nobre, sagrada, de grande respeito em todo planeta. Na sua história é símbolo da multiplicação e generosidade.
Admirada, honrada em todas as nações que a conhece. No japão ela representa "BUDA"; os chineses acreditam que o seu oco é um compartimento de pureza e morada dos deuses e Monteiro Lobato nos disse que é a morada do gnono Saci.
Pesquisas nos mostram que é tão durável e resistente quanto o concreto, madeira, e em relação à tração é comparada ao aço.
Planta arborecente da família das gramíneas e da cana-de-açúcar; constituída de fibras, colmos ocos e nervuras verdes, amarelas ou estriadas; de origem asiática, encontra-se espalhada por todas as regiões tanto em locais secos, quanto onde há neve e pelo mundo vem sendo usada em diversos setores da economia e da sobrevivência humana; seja na alimentação, na produção do álcool, celulose, reflorestamento, artesanato, decoração, movelaria, estruturas e construções.
ESPÉCIES
Planta pesquisada e estudada por admiradores e universidades em todo o mundo, chegou-se a conclusão "sem números exatos" que existem 180 gêneros, os quais se dividem em aproximadamente 5.000 espécies em todo o mundo e no Brasil encontramos aproximadamente 200 espécies diferentes, sendo quatro nativas.
Morfologia

Bambu é uma planta verde-amarela que nunca perde suas folhas. É uma planta dura, porém flexível. Já nasce no diâmetro e pode atingir até 30 metros de altura em até 6 meses, porém sua idade adulta é de 3 a 6 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário