terça-feira, 9 de setembro de 2014

Entre picadas e mordidas

As formigas são, muito provavelmente, o grupo de insetos mais bem sucedido de todos. Com uma organização social de dar inveja a qualquer governo humano, se espalharam por praticamente todos os meios terrestres do mundo.

No Brasil, três famílias são de importância médica: Dorylinae, as formigas-legionárias; Myrmicinae, as formigas-de-fogo; e Ponerinae, a tocandira. As formigas-de-fogo são medicinalmente mais importantes que a tocandira, e serão abordadas em colunas futuras. A formiga tocandira, porém, é rodeada de curiosidades que merecem atenção.
da esquerda para direita formiga legionaria, formiga de fogo e tocandira
As tocandiras podem chegar até 3cm de comprimento, formam pequenas colônias no solo e são estritamente carnívoras. São mais comuns nas regiões Centro-Oeste e Norte, mas algumas espécies da família podem ser encontradas em todo Brasil.

A tocandira é considerada uma formiga primitiva, e possui um ferrão no abdome, como uma vespa. Seu veneno neurotóxico é envolto em mistério e sua ferroada considerada a mais dolorida de todos os insetos do mundo. De fato, um pesquisador chamado Justin Schmidt se deixou ferroar por 150 espécies de insetos e criou Schidt Sting Pain Index, no qual as dores são ranqueadas em notas de 0 a 4. A tocandira ficou no topo da lista, e vejam só as impressões do excêntrico, meio doido e curioso pesquisador sobre a ferroada dessa formiga.
 “É como andar sobre as chamas de carvão em brasa enquanto um prego enferrujado de 7cm perfura seu calcanhar.” Para com isso Seu Schmidt! Doeu até aqui! Tem que ser muito resistente e guerreiro pra enfrentar uma picada dessas. E que tal cem picadas? Durante dez minutos sem interrupção? Bem vindos à tribo Sateré-Mawé na Amazônia.
fonte http://www.aprenda.bio.br/portal/?p=5331

Nenhum comentário:

Postar um comentário