70 anos de Hospital Vital Brazil
O Hospital Vital Brazil (HVB) foi fundado no final de 1945 para atender pacientes picados por animais peçonhentos. Hoje, mais de 90.000 prontuários registram o volume de pessoas que, após cinqüenta anos, vêm-se beneficiando dos estudos iniciados pelo Dr. Vital Brazil.
Funcionando ininterruptamente, com médicos 24 horas por dia, o HVB dispõe de 10 leitos para o atendimento pacientes picados por animais peçonhentos. Aqueles que necessitam soroterapia são internados e acompanhados pela equipe especializada, enquanto um serviço de pronto-atendimento funciona para esclarecimento diagnóstico e consultas ambulatoriais. O HVB está situado dentro do Instituto Butantan, ao lado do heliponto.
Desenvolvimento de estudos clínicos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos
Além da assistência a pacientes, o Hospital tem também importante papel na pesquisa clínica e padronização de procedimentos terapêuticos para os acidentes causados por animais peçonhentos no Brasil.
As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no HVB estão relacionadas à terapêutica dos acidentes humanos causados por animais peçonhentos como serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas. Com o objetivo de diminuir a morbidade e letalidade causados pelos envenenamento e reduzir reações aos antivenenos, ensaios clínicos têm sido realizados para avaliar a eficácia de diferentes tratamentos empregados neste tipo de agravo.
Programas de treinamento a profissionais da saúde e guias para o diagnóstico e tratamento dos acidentes humanos causados por animais peçonhentos
O HVB recebe médicos, estudantes de Medicina, enfermeiros e outros profissionais de saúde para treinamentos e estágios voluntários. Os técnicos do hospital participam ainda de cursos no próprio Instituto Cursos e Estágios , dão aulas em hospitais, faculdades e outras instituições de ensino e pesquisa. Como serviço de referência no Estado de S. Paulo, o sHVB participa da elaboração de normas técnicas e capacitação de equipes para atendimento aos pacientes e realiza assessoria técnica ao Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário