quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Curiosidade "TEIA DE ARANHA"

  
  
  Algumas aranhas constroem teias. Os fios dessas teias, constituídos de seda,     são           produzidos em glândulas especiais, localizadas no abdômen da aranha.

  A seda é expelida em estado líquido através de minúsculos tubinhos (fúsulas),   existentes   na parte posterior do abdômen.

  Ao sair, a seda solidifica-se imediatamente em contato com o ar, formando um   fio, com o   qual a aranha elabora a teia.

As teias são usadas como armadilha para capturar os pequenos animais, na maioria insetos, de que se alimentam essas aranhas, que os matam com as quelíceras.

Cada espécie de aranha tem um padrão de teia típico, pelo qual se pode, muitas vezes, classificá-la.

Já outras envolvem os ovos com fios de seda, numa espécie de saco ou bolsa de ovos, que em geral a fêmea carrega consigo.

Não constroem teias e, ao invés de esperar a presa na armadilha, apanham-na de surpresa, aos pulos, como as temidas caranguejeiras.

A teia circular é a forma mais familiar da arquitetura aracnídea.

Uma teia em formato de espiral vertical, com raios interligados, é igualmente eficiente para atrair pequenas moscas ingeridas pelas aranhas de jardim ou grandes grilos comidos pela aranha dourada da Austrália.

Se um pássaro esbarrar numa teia de aranha nada lhe acontecerá, mas a aranha terá que tecê-la de novo, provavelmente de estômago vazio.

Quase todas as espécies de aranhas fazem teias e podem usá-la para várias funções.

Nem todas as espécies tecem teias e muitas não usam a seda para a caça. Da mesma forma que os materiais de construção, a seda das aranhas tem um grande número de aplicações.

Uma utilidade bem comum da seda é o cabo de segurança. Conforme as aranhas se movem de um lugar para outro, elas deixam um fio fino e seco atrás delas. Assim como um alpinista, a aranha usa esse fio como um cabo de segurança. Se ela ficar em perigo, pode rapidamente voltar pelo fio de teia.

Algumas grandes aranhas tropicais deixam as cascas dos insetos penduradas em suas teias como aviso para os pássaros não esbarrarem nelas.

Pensava-se que a faixa em ziguezague de seda grossa tecida nas teias de algumas aranhas tivesse esse mesmo objetivo.

Mas ela também serve para atrair insetos ao refletir luz ultravioleta, como as pétalas das flores.

Algumas espécies não cuidam do casulo enquanto as jovens aranhas se desenvolvem e outras, como a aranhas-teia-de-viveiro, carregam consigo o casulo.

Há inúmeras variações de teias de aranha circulares, que é apenas um dos muitos tradicionais estilos de teia.

Outro uso comum da seda é a construção do berçário. Em algumas espécies, a fêmea tece um grosso casulo protetor para o desenvolvimento dos ovos e algumas vezes dos filhotes, após o nascimento.

saiba mais
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário