sábado, 10 de outubro de 2015

Serpente não Peçonhentas







BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC



Estas não representam risco de morte a seres humanos. Apesar de não terem veneno, acidentes com este tipo de cobra podem causar sintomas incômodos, como dor, dormência, vermelhidão, inchaço, febre, sensação de queimação e até mesmo a transmissão de tétano, infecções secundárias e outras doenças. É aconselhável procurar atendimento médico. 

Aqui apresentamos apenas três exemplos de serpentes não peçonhentas encontradas comumente em nossa região (Barra Velha e São João do Itaperiú SC), acompanhe as matérias e saiba mais.  

Caninana (Spilotes pullatus)

Serpente não peçonhenta de hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento. Pode se tornar agressiva. Quando isso acontece, infla a região atrás da cabeça e dá botes para sua defesa. É ovípara e alimenta-se de aves e roedores.





Cobra Cipó (Chironius sp)

Serpente não peçonhneta de hábitos semi-arborícolas. Seu nome vulgar vem de sua coloração, pois se camufla nas árvores, confundindo-se com o ambiente. Ovípara, habita matas e capoeiras. Alimenta-se preferencialmente de anfíbios, possuindo hábitos diurnos. Pode alcançar pouco mais de um metro de comprimento.





Cobra d'água (Liophis miliaris)

Serpente não-peçonhenta de hábitos aquáticos, que habita rios e lagos. Alimenta-se principalmente de peixes e anfíbios. É ovípara e possui hábito tanto diurno quanto noturno. Pequena, normalmente não ultrapassa um metro de comprimento.





em caso de acidente com serpentes ou animais peçonhentos ou venenosos como aranhas, escorpiões, abelhas, lagartas e etc., peça socorro imediato ligando para os Bombeiros de sua Cidade.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadões que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

Ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário