sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Blog do NPA Comemora 2 anos





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 


Caros Amigos leitores é com imensa alegria e satisfação que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SCAGRADECE a todos os amigos que visitaram nosso Blog nestes dois anos de vida.

Agradecemos também a todas as Entidades que nos APOIARAM em Campanhas Educacionais de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e Conservação do Meio Ambiente com materiais didáticos: Instituto Butantan/SP, Instituto Vital Brazil/RJ, Centro de Informações Toxicológicas CIT/SC, Epagri Regional de Blumenau/SC e a Fundação SOS Mata Atlântica/SP.

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2013/11/instituto-butantan-apoia-bombeiros.html










Algumas Palestras Ministradas:





Nestes dois anos o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), qualificou diversos Bombeiros Voluntários de Barra Velha, em Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos, através de palestras e treinamentos práticos fornecido pelo Chefe e Instrutor do NPA, além de promover uma palestra Ministrada pelo Pesquisador do INSTITUTO BUTANTAN (SP), Prof. Francisco Luís Franco nas dependências dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha.

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/11/instituto-butantan-ministra-palestra.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/03/qualificacao.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/08/qualificacao.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/11/bombeiros-voluntarios-barra-velha-e-sao.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/11/2-encontro-internacional-vital-para-o_17.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/11/fotos-do-2-encontro-internacional-vital.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/10/bombeiro-voluntario-participa-do-i.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/10/instrutor-do-bombeiro-voluntario.html



Agradecemos também a toda a Equipe da Radio Aquarela FM 94,5 pelo apoio que nos tem dado, divulgando nossas matérias e ocorrências.

Também agradecemos a toda a Equipe de Profissionais do Zoo do Beto Carreiro World, por seu empenho e dedicação, em pro a vida de nossos amigos silvestres, quando resgatados com feridos, são prontamente atendidos por estes valorosos profissionais.

Em fim agradecemos a todos que de alguma forma nos auxiliaram em nossa caminhada, Leitores com seus comentários e curtidas, Amigos, Empresas, Institutos, ONG, Fundações e a todas as Pessoas Anonimas que nos apoiaram de alguma forma.

Durante estes dois anos, este Blog foi acessado, no Brasil e pelo mundo, por esta razão citarei todos os Países que nos visitaram ao longo desta caminhada:  Brasil, Estados Unidos, Malásia, Alemanha, França, Ucrânia, Polônia, China, Portugal, Turquia, Tailândia, Reino Unido, Espanha, Índia, Peru, Austrália, Bélgica, Irlanda, Russia, Emiratos Árabes Unidos, Áustria, Polônia, China, Itália, Canada, Suíça, Suécia, Peru, Argentina, Paraguai, Chile, Africa do Sul, Colômbia, Indonésia, Cabo Verde e Japão.



Postamos 689 matérias diversas, sempre referente ao meio ambiente: Animais Peçonhentos e Venenosos, descobrimentos de especies, descobertas da ciência, prevenção de acidentes com peçonhentos, conservação e preservação da biodiversidade em sua totalidade, campanhas ambientais, curiosidades, botânica, resgates de animais feito pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) e etc...

Obrigado a todos

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe e Instrutor do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas

Atualmente, escolas são orientadas a tratar de princípios do assunto de forma integrada a outros componentes curriculares

Tema da educação ambiental deverá ser obrigatório para alunos dos níveis fundamental e médio
Fotos Públicas
Tema da educação ambiental deverá ser obrigatório para alunos dos níveis fundamental e médio

Está pronto para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) o PLS 221/2015, que estabelece a criação da disciplina de Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio. Caso seja aprovada, a matéria ainda será avaliada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
De autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para transformar o tema da educação ambiental em uma matéria obrigatória para os alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio. Atualmente, as escolas são orientadas apenas a tratar de princípios do assunto de forma integrada a outros componentes curriculares.
Em sua justificativa para a proposição, Cássio Cunha Lima diz acreditar que a criação de uma disciplina específica é a melhor maneira de transmitir conhecimentos ambientais às novas gerações de forma efetiva.
saiba mais fonte

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Operação para coibir tráfico de animais aplica quase R$ 1 milhão em multas


Divulgação/Sisema
Além dos animais, também foram apreendidos 49 gaiolas, seis viveiros, 126 alçapões, entre outros

A Operação Bicho do Mato II, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), terminou no último domingo (25/10) com a apreensão de 880 animais, sendo 879 aves e um réptil, e a aplicação de R$ 901.828 em multas e 75 pessoas presas. Além dos animais, também foram apreendidos 49 gaiolas, seis viveiros, 126 alçapões, duas armas de fogo, 19 redes de pesca e 11 kg de peixes.
O objetivo da operação, que teve início no dia 19 de outubro, foi coibir o tráfico de animais silvestres nas regiões do Norte e Nordeste do estado. As fiscalizações ocorreram nos municípios de Águas Vermelhas, Almenara, Araçuaí, Cachoeira do Pajeú, Coronel Murta, Divisa Alegre, Itaobim, Jequitinhonha, Medina, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salinas e Vargem da Lapa.
A ação, planejada e coordenada pela Semad, contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). De acordo com o chefe de Fiscalização da Fauna da Semad, Daniel Sampaio Colen, todos os animais apreendidos foram examinados pelos veterinários da Semad, que também faziam parte das equipes de fiscalização.
O tráfico de animais
Segundo a Organização Não Governamental (ONG) WWF-Brasil, há pesquisas que apontam que o comércio ilegal de animais movimenta cerca de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Só o tráfico de drogas e armas é maior.
Ainda segundo a WWF, o Brasil possui um grande comércio interno de animais, que sustenta os traficantes que agem no país e servem como intermediários para os traficantes internacionais.
A principal rota do tráfico de animais silvestres no Brasil começa nas regiões Norte e Nordeste, com a retirada de espécies da natureza, e segue até o grande mercado consumidor da fauna no país, a região Sudeste.
De acordo com dados do Ibama, os estados brasileiros onde ocorre a maior parte das capturas de animais são: Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Já os estados com o maior mercado consumidor são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O instituto também aponta que, no Brasil, as aves são as mais comuns em apreensões de tráfico.
Um dois principais documentos sobre o tema já publicado no Brasil é o Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre, lançado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), em 2002. O relatório aponta que 60% dos animais comercializados ilegalmente são para consumo interno, o chamado tráfico doméstico. Os outros 40% dos animais retirados da fauna brasileira seguem para destinos internacionais.
Os autores do relatório estimaram que todos os tipos de exploração ilegal seriam responsáveis pela retirada de 38 milhões de animais da natureza brasileira, número que não inclui peixes ou insetos.
saiba mais sobre esta noticia
fonte

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Serpente (Falsa Coral) é Resgatada em Barra Velha SC





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 



Caros amigos leitores, no dia 27 de outubro de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado para resgatar mais uma serpente em Barra Velha.

As 00:29 recebemos uma solicitação da Srª Irma Macedo Vargas, residente  na Marginal da BR 101 Km 89 Sul nº 988, bairro Tabuleiro cidade de Barra Velha SC, para resgatar uma serpente que estava em sua área de serviço.


Ao chegarmos ao local constatamos a presença do animal que foi resgatado e identificado como Falsa Coral – Oxyrhopus clathratus (fase juvenil), por não se tratar de um animal de importância medica o exemplar será reintroduzido a natureza.

Bombeiros Voluntários Envolvidos 
Bombeiro Voluntário Zulmar
Bombeiro Voluntário Wellington


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadões que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)
Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Instrutor do Bombeiro Voluntário compareceu no I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL




BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú



 I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL 


Caros amigos leitores o Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC "José Roberto Cruz" compareceu e participou do  I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL  em comemoração aos 150 anos de nascimento do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha e aos 70 anos de inauguração do Hospital Vital Brazil, realizado nas dependencias do Instituto Butantan, sediado na cidade de São Paulo/SP, o evento foi realizado no dia 21 à 23 de outubro de 2015.


No dia 21 de outubro de 2015, quarta feira foram realizados 3 Mini Cursos consecutivos das 9 as 16 h com os seguintes temas;
DIAGNOSTICO,TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS - Carlos Roberto de Medeiros (Hospital Vital Brazil, Instituto Butantan/SP). 
ANIMAIS PEÇONHENTOS - TEORIA E PRÁTICA  COM TRILHA E VISUALIZAÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS NÃO COMUNS - Giuseppe Puorto (Museu Biologico, Instituto Butantan/SP).

INOVAÇÃO E NOVOS PRODUTOS UTILIZANDO VENENOS ANIMAIS - Ana Maria Chudzinski Tavassi (Instituto Butantan/SP). 

Mesa de Abertura do  I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL 

As 16h30 - 17h10 foi realizada a MESA DE ABERTURA.

As 17h10 - 18h foi realizada  Palestra com o tema;
HISTORIA DASINSTITUIÇÕES HOPITALARES NO BRASIL OS 70 ANOS DE HOSPITAL VITAL BRAZIL.
Marcus Vinicius da Silva (Instituto de Infectologia Emilio Ribas, Secretaria de Estado de Saude de São Paulo, Cordenadoria de Serviçoes de Saude) e Carlos Roberto de Medeiros (Hospital Vital Brazil, Instituto Butantan).
Moderação Moderação Carlos Roberto de Medreiros (Hospital Vital Brazil, Instituto Butantan).

No dia 22 de outubro de 2015, quinta feira foram realizadas palestra e mesa Redonda.
As 9h - 10h foi realizada  Palestra com o tema;
APTÂMEROS E SUA UTILIZAÇÃO EM DIAGNOSTICO E TERAPIA DOS ENVENENAMENTOS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS.
Sotiris Missailidis (Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ).
Moderação Julia Prado Franceschi (Universidade Estadual de Campinas, SP e Rede Vital para o Brasil.
As 10h30 - 12h foi realizada  Mesa Redonda com o tema;
PASSADO, PRESENTE E FUTURO DOS SOROS HIPERIMUNES.
Pontos históricos e perspectivas futuras do uso de soros - Paulo Lee Ho (Instituto Butantan, SP.
Situação atual na produção de soros antipeçonhentos - Fan Hui Wen (Instituto Butantan, SP); Sérvio Túlio Stinghen (Diretor do CPPI); Mauricio Abreu (Diretor de Produção de Imunobiógicos - FUNED); Carlos Brás P da Costa (Gerente do Setor de Imunobiológicos - IVB).
Moderação Luís Eduardo Ribeiro da Cunha (Vice Pesidente IBV).
As 14h - 16h foi realizada  Mesa Redonda com o tema;
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DE D POR ANIMAIS PEÇONHENTOS.
Dificuldades enfrentadas na Amazonas - Pedro de Oliveira Pardal (Universidade Federal do Para,Belém).
Perspectivas do uso da telemedicina formação de profissionais de saúde para atendimentos de acidentados por animais peçonhentos - Chao Lung Wem (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP).
Modelo do Centro de Informações e Assistência Toxicológica Hospital João XXIII - Délio Campolina (Hospital João XXIII de Belo Horizonte, Presidente da ABRACIT).

As 16h - 18h foi realizada  a Sessão de Posteres;
No dia 23 de outubro de 2015, sexta feira foram realizadas palestra e mesa Redonda.
As 9h - 9h40 foi realizada  Palestra com o tema;
REDE VITAL BRAZIL PARA O BRASIL - A NECESSIDADE DE UMA PARCERIA NACIONAL DE INFORMAÇÃO, DIÁLOGO E COOPERAÇÃO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS.
Rejâne M. Lira da Silva (Universidade Federal da Bahia, BA e Casa de Vital Brazil, MG)..
Moderação Giselle A. Cotta (Fundação Ezequiel Dias, MG).
As 10h30 - 12h foi realizada  Mesa Redonda com o tema;
ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS COMO DOENÇAS NEGLIGENCIADAS; O QUE MUDOU 5 ANOS DEPOIS NAS POLITICAS PÚBLICAS?
Vigilância de acidentes por animais peçonhentos no País - Sergio Andrade Nishioka (Secretaria de Vigilância em Saúde, MS, Brasilia, DF).
Acidentes por animais peçonhentos no Estado de São Paulo - Helena Keico Sato (Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, SP).
Visão do Ministerio da Saude sobre o futuro da produção de soros no Brasil - Ricardo Gadelha de Abreu (Gerencia Técnica de Gestão de Insumos - GT-GEN, Coordenação - Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI, MS, Brasilia, DF).
Moderação Marcelo de Franco (Diretor Substituto do Instituto Butantan, SP).



As 14h - 15h30 foi realizada  Mesa Redonda com o tema;

EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS.
Rede de Zoologia Interativa do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA) Rejâne M. Lira da Silva (Universidade Federal da Bahia, BA).
Pesquisas em educação e divulgação cientifica sobre animais peçonhentos; resultados e perspectivas - Alessandra Fernandes Bizerra (Universidade de São Paudelo, SP).
O lúdico no ensino de animais peçonhentos - Giselle A. Cotta (Fundação Ezequiel Dias, MG).
Moderação Rosany Bochner (Fundação Osvaldo Cruz,Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnologica em Saúde).
As 15h - 17h foi realizada a Premiação dos Pôsteres e Encerramento do Evento.


José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)

domingo, 25 de outubro de 2015

Bombeiro Voluntário Participa do I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL




BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú

Bombeiro Voluntário de Barra Velha/SC participa do 
I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL 


Caros amigos leitores o Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, José Roberto Cruz esteve no I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL  em comemoração aos 150 anos de nascimento do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha e aos 70 anos de inauguração do Hospital Vital Brazil.






I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL foi realizado no Instituto Butantan/SP, no dia 21 de outubro e teve seu termino no dia 23 do referido mês.

Abertura do I ENCONTRO NACIONAL VITAL PARA O BRAZIL

O objetivo principal deste encontro foi promover, ao longo dos três dias de programação, a aproximação de pesquisadores, estudantes e instituições a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional, do avanço de pesquisas e do melhor servir e divulgar informações preventivas a todas as comunidades que vivem em risco de acidentes com animais peçonhentos no país, além de celebrar duas importantes datas na história da saúde e da ciência brasileira.

saiba mais sobre o Evento
http://www.vitalbrazil150.com.br/#!programa-all/cvgz


José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)