- 15ABR2015
- PUBLICADO POR:
Núcleo de Proteção Ambiental de BV captura duas serpentes e uma perigosa aranha armadeira num só dia
15.04 – Duas serpentes e uma aranha perigosa foram resgatadas nesta terça-feira, 14 de abril, pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha. A mais perigosa destas capturas ocorreu numa casa da Ruas Pedras Negras em Itajuba: uma aranha de grande porte, encontrada por volta das 11h30 de terça-feira. A professora Daniele Vanzuita, de Itajuba, se deparou com uma aranha armadeira dentro de sua casa.
De acordo com o instrutor José Roberto Cruz, coordenador do NPA, a armadeira é uma das aranhas de maior importância médica no Brasil. A professora Danielle revelou que trouxer compras de um supermercado de Barra Velha, e se deparou com a aranha junto da penca de banana que havia comprado.
O animal foi recolhido pela equipe de resgate de animais peçonhentos dos bombeiros voluntários e venenosos dos bombeiros voluntários e será encaminhada ao Instituto Butantan, de SP, onde o Núcleo de Proteção Ambiental tem parceria.
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e pernas de até 17 cm, estas aranhas são altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg são suficientes para matar um rato.
Elas frequentemente entram em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigos, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes. As armadeiras são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.
Também no dia 14, por volta das 10h, da equipe da comandante Kelly Paloco foi chamada pela Polícia Militar para o resgate de uma serpente na Rua Evaristo Lopes Dutra, também em Itajuba. A cobra era uma caninana, estava dando botes desordenados e estressada, segundo destaca o instrutor.
A serpente estava na casa da moradora Rosa Joana Hein. Apesar de ser bastante agressiva, ela não possui veneno e alimenta-se principalmente de roedores e pequenas aves. Como ela não é de importância médica, foi recolhida e devolvida ao seu habitat.
Ainda na terça-feira à tarde, o dia encerrou com uma cobra d’água invadindo o pátio da Escola Reunida Municipal Professor João Manoel da Silva, no bairro Nova Esperança, em Barra Velha. Segundo o instrutor Roberto, essa cobra é muito comum e não tem importância médica, e também foi devolvida ao seu habitat natural.
A serpente estava no pátio escolar, e a diretora Tatiana Vicente Claudino optou por chamar os socorristas do NPA para preservar o animal. O instrutor Roberto parabenizou a atitude da direção escolar pela iniciativa ecológica e de preservação do ecossistema.
Comandante Kelly e instrutor Roberto lembram que o Núcleo de Proteção Ambiental dos Bombeiros Voluntários possui socorristas capacitados para o resgate de animais peçonhentos ou não – como escorpiões, serpentes e aranhas, e está à disposição da comunidade. Roberto pede que os moradores não matem nem enfrentem estas cobras ou aranhas. Basta ligar para o 3446.0000 que o NPA vai ao local efetuar o resgate gratuitamente e preservar mais uma vida animal.
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário