domingo, 12 de abril de 2015

Como posso Evitar os Escorpiões?


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC










1. Os terrenos baldios devem ser sempre limpos; evitando entulho, tijolos e madeiras velhas.

2.  Guardar sempre o lixo doméstico.

3.  Mantenha o jardim bem cuidado, com a grama bem rente e evite que se espalhem trepadeiras e folhagens muito fechadas em volta da casa.

4.  Se a região onde você mora ou trabalha é um foco conhecido de escorpiões, uma boa providência é vedar as soleiras das portas, em especial ao anoitecer.

5. Sacudir roupas e calçados antes de vesti-los é uma prática segura.

6.  Não colocar a mão em tocas ou buracos que possam estar servindo de abrigo para escorpiões.

7. Evite andar descalço em áreas onde é notória a presença de escorpiões.

8.  A manutenção de alguns animais predadores tais como galinhas dangola, patos e outros, quando possível, ajuda a reduzir esta proliferação.

9.  Mantenha a casa ou ambiente de trabalho livre de insetos. Lembre-se que os escorpiões são "loucos" por baratas.

10. Nas áreas industriais, NEBULIZE as redes subterrâneas com freqüência, principalmente as de água. Os escorpiões costumam entrar nas fábricas por estas vias.

11. Cuidado ao usar inseticidas. Procure atingir somente os pontos de foco para não contaminar toda a área; e verifique se o produto foi liberado para este uso.






Todas as fotos utilizadas nesta postagem foram tiradas no
 Museu Biológico do Instituto Butantan pelo Chefe do NPA

Os Escorpiões



Os escorpiões estão entre os artrópodos mais antigos conhecidos. Existem fósseis que datam do período Siluriano. Nesta época eles eram aquáticos. Os escorpiões terrestres foram aparecer no período Carbonífero e atingiam entre 44 e 86 centímetros de comprimento.

Das cerca de 2000 espécies eles são mais freqüentemente encontrados em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil temos duas espécies muito importantes do ponto de vista da saúde: o Tiyus bahiensis e o Tiyus serrulatus. São encontrados do Estado da Bahia para o Sul em praticamente todas regiões Tanto uma espécie quanto outra apresentam tendências domiciliares. Podem ser facilmente encontrados em gramados, vãos de cupinzeiros, sob pedras e madeiras, em montões de lenha. Procuram se alojar em locais abrigados durante o dia.

 A noite saem em busca de suas presas prediletas - os insetos (baratas, grilos, larvas de besouro) e aranhas. É um animal caçador por excelência. Sua visão é pouco desenvolvida porém, em contrapartida, conseguem localizar a sua presa através do uso de pêlos sensoriais que são extremamente sensíveis ao menor movimento do ar.

Tanto o Tiyus bahiensis quanto o Tiyus serrulatus podem causar graves acidente humanos. As crianças são as mais sensíveis porém há relatos de pacientes adultos que vieram ao óbito em conseqüência da picada de escorpiões.

O controle ao escorpião pode ser via aplicação de defensivos e por educação sanitária. Talvez este último seja o mais duradouro. Requer entretanto um grande investimento.


José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário