- 29ABR2015
- PUBLICADO POR:
29.04 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha recebeu do morador Everaldo Inacio, da Rua Raul Seixas s/nº, na localidade de Pedras Brancas, em Itajuba, uma pequena cobra dormideira, dentro de um vidro de conserva.
A serpente foi recolhida no domingo, dia 26 de abril, identificada e transferida para uma caixa de contenção adequada, e Everaldo foi orientado pelos membros do NPA a não mais fazer resgates ou captura de animais silvestres sem antes chamar os socorristas voluntários.
A serpente conhecida popularmente como cobra dormideira não é peçonhenta e por este motivo não é de importância medica. Já no dia 22, ocorreu outro resgate, desta vez de uma aranha, identificada no perímetro urbano de Barra Velha. A moradora Maria Toledo Cruz, da Rua 2.700, no bairro Icaraí, chamou os voluntários do NPA para o resgate.
O aracnídeo estava no piso superior da residência, e segundo o instrutor José Roberto Cruz, como houve dúvidas sobre sua identificação, o animal foi fotografado e as imagens enviadas ao professor Antonio Brescovit, pesquisador do Instituto Butantan, de SP, para identificação. A resposta foi imediata: o exemplar foi identificada como Polybetes sp, e é inofensivo ao ser humano.
Já no dia 20 de abril, uma ave marinha conhecida popularmente como fragata, foi resgatada na Rua José Quintino, em Itajuba. Ele havia se ferido na fiação elétrica e caiu na residência do senhor Ademir Kavka, que chamou o NPA. A ave foi encaminhada para tratamento ao zoológico do Parque Beto Carrero World, em Penha.
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Barra Velha atende gratuitamente a comunidade efetuando o resgate de animais peçonhentos e venenosos, e salienta que possui socorristas com treinamento para esse gênero de resgate, visando a proteção dos animais, pesquisa ou devolução ao meio ambiente. O fone para solicitar o trabalho dos Bombeiros Voluntários do NPA é o 3446.0000.
fonte:
link das ocorrências
Nenhum comentário:
Postar um comentário