quarta-feira, 22 de abril de 2015

Acidentes com Animais Peçonhentos


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC









Animais Peçonhentos


No Brasil há quatro Laboratórios Produtores Oficiais de soros :
Instituto Butantan - IB - (São Paulo SP);
Instituto Vital Brazil - IVB - (Rio de Janeiro RJ);
Fundação Ezequiel Dias - Funed - (Belo Horizonte MG);
Centro de Produção e Pesquisa em Imunobiológicos – CPPI - (Piraquara PR);
Não há venda comercial de soros, pois todos os laboratórios fornecem seus produtos exclusivamente para o Ministério da Saúde, assim distribuídos;

Animais peçonhentos podem causar envenenamentos que necessitam de tratamento com antiveneno especifico, sendo os mais frequentes no Brasil os Escorpiônicos e Ofídicos; a captura e identificação do animal auxiliam no diagnostico, porem nem sempre isso é possível. Na pratica, é a presença de manifestações características de cada tipo de envenenamento que orienta a intervenção a ser realizada. Desta forma, na avaliação inicial do paciente acidentado, é importante buscar informações adicionais.

Grupo
Tipo de Envenenamento

Botrópico                                                       (jararaca)
Serpentes
Laquético                                                     (surucucu)

Crotálico                                                       (cascavel)

Elapídico                                                             (coral)
Escorpiões
Escorpiônico                                               (escorpião)

Loxoscelismo                                     (aranha marrom)
Aranhas
Foneutrismo                                   (aranha armadeira)

Latrodectismo                              (aranha viúva-negra)
Lagartas
Síndrome hemorrágica por Lonomia
Abelhas
Múltiplas picadas por abelhas e vespa


Serpentes

As serpentes que causam envenenamento de importância em saúde estão distribuídas em vários gêneros; os textos médicos classificam os acidentes ofídicos em; botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Dentre eles o mais frequente é o botrópico.
Os acidentes por serpentes geralmente acontecem na mata, no roçado, em quintais de chácaras e sítios e terrenos baldios. Na maioria dos ambientes, é característica a ocorrência sazonal, associada a períodos de calor e umidade.


Escorpiões

Os escorpiões tem ampla distribuição no Brasil, e nos últimos anos, os registros de acidentes tem apresentado aumento significativo. Somente o gênero Tityus é considerado de importância em saúde e a espécie T. serrulatus esta associada a casos graves em criança. A letalidade desses acidentes é baixa (0,2%), porem a maioria dos óbitos ocorrem em menores de 14 anos de idade, e idosos. (lembramos que esta espécie de escorpião T. serrulatus foi encontrada no Estado de Santa Catarina SC.


Lagartas

Varias famílias e gêneros de lagartas denominadas urticantes podem causar acidentes benignos com repercussão limitada ao local de contato das cerdas com a pele. Apenas o gênero Lonomia é responsável por quadro sistêmico que pode levar a complicações e óbito decorrente de sangramentos.
Acidentes causados por Lonomia são particularmente importantes na região Sul, que concentra a maioria dos casos registrados em todo o pais, apesar do registro de acidentes em quase todo o pais.


Abelhas, Vespas, Marimbondos e Formigas

Os acidentes Himenóptera estão incluídas as abelhas, vespas, marimbondos e formigas. Podem causar quadro alérgico, decorrente de poucas picadas, em pessoas previamente sensibilizada, ou quadro toxico, devido a ataque por múltiplas picadas.


Aranhas

No Brasil são registrados mais de 24 mil casos de acidentes araneídico por ano, causado por três tipos (gênero) de aranhas; Loxosceles (aranha marrom),  Phoneutria (armadeira) e Latrodectus (viúva negra).
Aranha marrom não é agressiva só pica quando é comprimida com a pele. Por isso os acidentes com  estas são domiciliares na sua maioria.
Aranha armadeira são extremamente agressivas e são comuns  acidentes em sua maioria em bananais, jardins e dentro de residências quando as pessoas estão calçando o sapato.

Aranha viúva negra são raros no Brasil. Não são agressivas.




Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
 José Roberto Cruz
   Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário