quarta-feira, 8 de abril de 2015

Conheça o Pseudoescorpião





Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Pseudoscorpiones
Haeckel




Pseudoscorpionida (ou Pseudoscorpiones, como cientificamente é denominado hoje), popularmente conhecidos como falso-escorpiões, pseudoescorpiões, escorpiões de livro, é uma ordem de aracnídeos. O grupo inclui mais de 3300 espécies descritas, É um grupo muito comum no ambiente mas difícil de ser observado por se esconder na serapilheira e apresentar tamanho diminuto.
Os pseudoescorpiões são pequenos, apresentam em média um tamanho entre 2 a 6 mm e raramente são maiores do que 7 mm. Exteriormente São bastante semelhantes aos escorpiões, principalmente por conta das garras (as quelas) dos pedipalpos também presentes nos escorpiões, porém não apresenta o pós-abdômen, o agulhão e nem os pentes.
Estão presentes nos pseudo-escorpiões, cefalotórax, abdome, queliceras, pedipalpos (com quélas), quatro apêndices locomotores e olhos.
Pseudoescorpiões são predadores, se alimentando de pequenos artrópodos, como colêmbolos, larvas de insetos, ácaros, formigas, aranhas e outros pequenos animais terrestres, capturando suas presas com as quelíceras e injetando veneno antes de ingerí-los. Geralmente não são canibais, exceto quando senis ou quando famintos. Apresentam movimentação similar à das aranhas e escorpiões, com pernas alternadas se movimentando simultaneamente. Surpreendentemente, conseguem andar para trás de maneira altamente eficiente, por vezes mais rápido do que de frente, comportamento que apresentam se perturbados. Produzem teias, que podem ser utilizadas para preencher frestas na preparação de ninhos, utilizados para ovoposição ou para hibernarem durante o inverno. Locomovem-se "pegando carona" (um comportamento conhecido como forésia) em outros animais, principalmente grandes coleópteros (besouros), dípteros (moscas), lepidópteros (mariposas), e até mesmo em alguns vertebrados, como roedores, aves e morcegos. Desta forma, são capazes de migrar longas distâncias, compensando seu pequeno tamanho. Este comportamento provavelmente se originou de hábitos predatoriais, sendo que as moscas que portam pseudoesorpiões por vezes acabam morrendo devido ao seu veneno e sendo predadas, apesar de tipicamente isso não ocorrer. Pseudoescorpiões possuem o hábito de se limpar com frequência, principalmente após refeições, comportamento denominado “grooming”
A maioria das espécies de pseudoescorpiões ocorre nos trópicos e subtrópicos, porem existem espécies de zonas temperadas e algumas espécies (espécimes do genero Neobisum, por exemplo) podem ser encontradas no circulo polar. Existem espécies cosmopolitas, porem, estas estão associadas ao homem, sendo que geralmente as espécies ficam limitadas regionalmente. Os pseudoescorpiões são geralmente dependentes de frestas, que habitam durante a maior parte do tempo. Estas frestas podem ser cascas de árvores, o folhiço, ninhos de pássaros, paredes de cavernas, e inclusive podem ser encontradas em frestas de construções e bibliotecas. Como ressecam com facilidade, geralmente preferem ambientes com alta umidade, ainda que existam algumas exceções. Esse hábito de permanecer entocado, aliado ao seu tamanho diminuto, explicam porque apesar de serem altamente comuns raramente são vistos.

saiba mais
fonte

2 comentários:

  1. Achei um pseudoescorpião no meu banheiro. Conheço muitos insetos, mas este nunca tinha visto. Fátima

    ResponderExcluir
  2. Fui picada por um falso escorpião. O que faço?

    ResponderExcluir