segunda-feira, 20 de abril de 2015

Aranha Caranguejeira resgatada dentro de resisdencia


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC













Caros amigos leitores no dia 18 de abril de 2015, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou mais um animal peçonhento em Zona Urbana na Cidade de Barra Velha SC.

As 16:05 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiro Voluntário de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado pela Sr Leni Baumgardt, para resgatar uma Aranha Caranguejeira na sua residencia Rua Armando Tavares nº 529 no Barro São Cristóvão.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Varga
Bombeiro Voluntário Jonas
Bombeiro Voluntário Guilherme

Ao Chegarmos no local  encontramos a Aranha já contida, o animal foi identificado como do gênero Grammostola popularmente chamada de Caranguejeira, o exemplar foi recolhido pela Equipe de Resgate de animais peçonhentos e Venenosos.

A Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha SC, também orientou os presentes no local dos perigos em tentar resgatar um animal peçonhento.

O Sul do Brasil, desde Santa Catarina, o Paraná, Rio Grande do Sul, Norte da Argentina, desde o Atlântico até os contra-fortes dos Andes, e mesmo nos vales do maciço do Aconcágua, ao longo do Passo dos Incas, são habitados pelo gênero Grammostola, com cerca de oito espécies diferentes. Já Vital Brazil, em 1923, estudava os venenos delas durante anos à sua sistemática, biologia, ecologia e dosagem de seus venenos. São aranhas das mais mansas.Impressionam a suas dimensões, principalmente dos machos de Grammostola mollicoma. Impressionam a suas dimensões, principalmente dos machos de Grammostola mollicoma. O Instituto Butantã possuiu exemplares com 28 cm de comprimento de pernas. As florestas das araucárias formam seu esconderijo predileto. São geralmente negras; depois da muda apresentam iridescência metálica vistosa; sobre o dorso do abdome existe pelos cor de fogo.


A alimentação de caranguejeiras não oferece dificuldade alguma: aceitam camundongos adultos ou recém-nascidos, ainda sem pelos pássaros implumes, gafanhotos gordos, baratas, pequenas rãs ou mesmo pedaços de carne de açougue bem frescos. Vital Brazil conseguiu que algumas caranguejeiras matassem com seu veneno e devorassem partes de serpentes venenosas e peçonhentas.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
 José Roberto Cruz
   Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)







Nenhum comentário:

Postar um comentário