- 10ABR2015
- PUBLICADO POR:
- Juvan
Instrutor Roberto, do NPA de Barra Velha, tem novo encontro com pesquisadores do Instituto Butantan em SP
10.04 – O chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha, instrutor José Roberto Cruz, esteve em visita técnica no final de março ao Instituto Butantan, em SP, para novas conversações sobre a parceria com a instituição reconhecida em níveis nacional e internacional.
José Roberto visitou o Laboratório Especial de Coleções Zoológicas na manhã do dia 31 de março, e reuniu-se com Viviane Neuman, do Núcleo Estratégico de Venenos e Antivenenos, reunião que contou também com a presença de pesquisadores como os professores Francisco Luis Franco, Antonio Brescovit e Roberto Henrique Pinto Moraes, com o intuito da formalização da parceria técnica cientifica entre as instituições.
O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde.
As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano, segundo lembra o instrutor José Roberto. E o instituto desenvolve pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina. Roberto frisa que o Butantan também mantém coleções científicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus – Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.
Em Barra Velha, o NPA, que possui seu serpentário na Parada Ferretti, em Itajuba, costumeiramente solicita o apoio do Butantan visando catalogação de espécies orientação técnica e encaminhamento de amostras para pesquisas. Os bombeiros voluntários mantém em Barra Velha equipe capacitada para o resgate de animais peçonhentos e venenosos, que são catalogados e estudados, se houver necessidade, e devolvidos aos seus habitats naturais, preservando as espécies.
Com a parceria junto ao Instituto Butantan, será possível, na visão da comandante Kelly Paloco, aprimorar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Proteção Ambiental. Para conhecer o trabalho ou levar estudantes ao NPA, basta ligar no fone 3446.0000.
fonte
saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário