quinta-feira, 30 de abril de 2015

Materia Aquarela FM - Tamanduá mirim é resgatado no bairro Sertãozinho pelo Núcleo de Proteção Ambiental de Barra Velha


  • PUBLICADO POR:












Barra Velha - NPA resgata tamanduá 28 abr 2015

30.04 – Um tamanduá foi resgatado terça-feira, dia 28 de abril, pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha. O NPA foi acionado pela moradora Marilene Aparecida da Maia, da Rua Álvaro Eguinacio, s/nº, bairro Sertãozinho. Segundo o instrutor José Roberto Cruz, trata-se de um tamanduá-mirim ainda jovem, que estava refugiado no quintal.

O animal foi resgatado pela equipe do Núcleo de Proteção Ambiental e avaliado. Os socorristas não constataram nenhum ferimento aparente, e ele foi levado para a sede dos Bombeiros Voluntários, na localidade de Pedras Brancas, e lá permaneceu até o cair da noite, quando foi reintroduzido ao seu habitat natural.
A moradora cita acima ainda relatou aos bombeiros que ouviu reportagem da Rádio Aquarela FM sobre o trabalho ambiental que vem sendo realizado pelos Bombeiros Voluntários de Barra Velha no resgate de animais silvestres por toda a cidade.

Já um dia antes, em 27 de abril, os socorristas resgataram uma cobra cipó no pátio da Cebrace Cristal Plano, fábrica de vidros instalada nas margens da Br-101, no bairro Vila Paraguai, em Barra Velha. O funcionário Jean Peterson da Costa foi quem chamou os bombeiros, e a serpente foi devolvida ao seu habitat.

O NPA agradece toda a população de Barra Velha e São João do Itaperiú pela confiança no seu trabalho ambiental e à Aquarela FM pela divulgação das atividades do núcleo. Segundo o instrutor Roberto, essa iniciativa vem prevenindo acidentes com animais peçonhentos e venenosos e em defesa da natureza em sua totalidade. Em caso de surgimento de animais peçonhentos ou venenosos, basta chamar o NPA no fone 3446.000 que o setor irá resgatá-los.

fonte

http://aquarelafm.com.br/radio/tamandua-mirim-e-resgatado-no-bairro-sertaozinho-pelo-nucleo-de-protecao-ambiental-de-barra-velha/


link das ocorrências


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/04/tamandua-mirim-e-resgatado-em-barra.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/04/cobra-cipo-resgatada-na-empresa-cebrace.html















Materia Aquarela FM - Instituto Butantan auxilia Núcleo Ambiental de Barra Velha a identificar aranha capturada no bairro Icaraí




  • PUBLICADO POR:









29.04 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha recebeu do morador Everaldo Inacio, da Rua Raul Seixas s/nº, na localidade de Pedras Brancas, em Itajuba, uma pequena cobra dormideira, dentro de um vidro de conserva.

A serpente foi recolhida no domingo, dia 26 de abril, identificada e transferida para uma caixa de contenção adequada, e Everaldo foi orientado pelos membros do NPA a não mais fazer resgates ou captura de animais silvestres sem antes chamar os socorristas voluntários.

A serpente conhecida popularmente como cobra dormideira não é peçonhenta e por este motivo não é de importância medica. Já no dia 22, ocorreu outro resgate, desta vez de uma aranha, identificada no perímetro urbano de Barra Velha. A moradora Maria Toledo Cruz, da Rua 2.700, no bairro Icaraí, chamou os voluntários do NPA para o resgate.

O aracnídeo estava no piso superior da residência, e segundo o instrutor José Roberto Cruz, como houve dúvidas sobre sua identificação, o animal foi fotografado e as imagens enviadas ao professor Antonio Brescovit, pesquisador do Instituto Butantan, de SP, para identificação. A resposta foi imediata: o exemplar foi identificada como Polybetes sp, e é inofensivo ao ser humano.

Já no dia 20 de abril, uma ave marinha conhecida popularmente como fragata, foi resgatada na Rua José Quintino, em Itajuba. Ele havia se ferido na fiação elétrica e caiu na residência do senhor Ademir Kavka, que chamou o NPA. A ave foi encaminhada para tratamento ao zoológico do Parque Beto Carrero World, em Penha.

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Barra Velha atende gratuitamente a comunidade efetuando o resgate de animais peçonhentos e venenosos, e salienta que possui socorristas com treinamento para esse gênero de resgate, visando a proteção dos animais, pesquisa ou devolução ao meio ambiente. O fone para solicitar o trabalho dos Bombeiros Voluntários do NPA é o 3446.0000.

fonte:

link das ocorrências
















































quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tamanduá Mirim é Resgatado em Barra Velha SC


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC












Caros amigos leitores no dia 28 de abril de 2015 as 15:32 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado pela moradora de Barra Velha SC, Srª Marilene Aparecida da Maia, residente na Rua Alvaro Eguinacio  s/n, Bairro Sertãozinho, para resgatar um Tamanduá.


Ao chegarmos ao local deparamos com um Exemplar de Tamanduá-Mirim (Tamandua tetradactyla), jovem refugiado no quintal de sua residencia.





Bombeiros Voluntários envolvidos 
Bombeiro Voluntário Roberto 
Bombeiro Voluntário Vargas

O animal foi resgatado pela equipe do Núcleo de Proteção Ambiental NPA e avaliado, não constatando nenhum ferimento aparente, o animal  foi levado para a Sede dos Bombeiros Voluntários e lá permaneceu ate o cair da noite quando foi reintroduzido ao seu habitat natural.


A moradora cita acima ainda nos relatou que havia ouvido pela Radio local Aquarela FM 94,5 sobre o trabalho Ambiental que vem sendo realizado pelos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, resgatando Animais Silvestres por toda a cidade.

Agradecemos a toda a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, pela confiança em nosso trabalho, também gostaríamos de agradecer a Radio Aquarela FM 94,5 pela divulgação de nossa humilde iniciativa prevenindo acidentes com animais peçonhentos e venenosos e em defesa de nossa natureza em sua totalidade.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental NPA


terça-feira, 28 de abril de 2015

Cobra Cipó resgatada na Empresa Cebrace de Barra Velha


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC












Caros amigos leitores no dia 27 de abril de 2015, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou mais uma serpente em Zona Urbana na Cidade de Barra Velha SC.

As 11:10 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiro Voluntário de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado  pelo Sr Jean Peterson da Costa, para resgatar uma serpente na Empresa Cebrace Rodovia BR-101, km 84/85 - São Cristóvão, Barra Velha SC

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Vargas
Bombeiro Voluntário Wellington

O Animal foi Recolhido pela equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, A Serpente foi identificada como Chironius exoletus (Cobra Cipó) e por não ser de Importância médica e será reintroduzido em seu Habitat natural.

NOME CIENTÍFICO: Chironius exoletus

NOME POPULAR: Caninana - Verde - Cobra Cipó



FAMÍLIA: COLUBRIDAE


Características: serpente não peçonhenta de tamanho médio a grande podendo medir até 1,7m, corpo delgado e cauda muito longa. Ocorre desde o nordeste do Brasil, pela costa Atlântica ate o sul do Rio Grande do Sul, a distribuição estende-se para oeste no sul do Brasil atingindo o Uruguai e Argentina. Possui hábito sub arborícola e atividade diurna. Alimentam-se de anurus e pequenos lagartos. Quando acuados elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam lateralmente o pescoço e escancaram a boca, desferindo botes se a ameça persiste.


Lembramos a população de Barra Velha SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência, Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos e animais silvestres que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)





Mais uma Serpente Recolhida em Barra Velha Sc


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC












Caros amigos leitores no dia 26 de abril de 2015, as 22:45, Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, recebeu das mão do Sr Everaldo Inacio, residente na rua Rau Seixas s/n, Bairro Pedras Brancas, Barra Velha SC com uma pequena cobra em um vidro de conserva. 

A serpente foi recolhida, identificada e transferida para uma caixa de contenção adequada, o Sr Everaldo foi orientado pelos membros do NPA a não mais fazer resgates ou captura de animais silvestres.

A Serpente citada nesta matéria é conhecida popularmente como Cobra Dormideira (Sibynomorphus neuwiedii), não peçonhenta e por este motivo não é de importância medica.


Lembramos a população de Barra Velha SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência, Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos e animais silvestres que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000

José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)




sexta-feira, 24 de abril de 2015

Filhote de arara-azul nasce em cativeiro pela primeira vez no Brasil


Correio24horas

24 DE ABRIL DE 2015









Nativa do sertão baiano, a espécie está 

ameaçada de extinção; sexo só será 

conhecido daqui a dois meses


Um filhote de Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari), espécie ameaçada de extinção, nasceu no Zoológico de São Paulo. O ovo permaneceu monitorado pelos técnicos do zoológico por cerca de 13 dias, a uma temperatura média de 37º C e umidade de 50% para o bom desenvolvimento do embrião.
Nativo do sertão baiano, este é o primeiro exemplar a nascer em cativeiro no Brasil. O nascimento da ave aconteceu no dia 13 de abril de 2015, mas a equipe só divulgou o fato nesta quinta-feira (23). 
(Foto: Divulgação/ Zoológico de São Paulo)
O filhote responde bem aos cuidados, recebe alimentação balanceada e é mantido em uma incubadora com temperatura próxima dos de 35ºC. O sexo do animal só será conhecido daqui a dois meses através de um exame de sangue.
Os pais do filhote estão mantidos afastados da cria para não o machucarem. A bióloga Fernanda Junqueira explica que os pais da novo morador do zoológico chegaram jovens ao parque e só deram cria após treze anos de convivência.
A nova ararinha não está em exibição e só será mostrada ao público caso não haja riscos para a sua sobrevivência. Atualmente existem no mundo 1300 exemplares vivos da Arara-Azul-de-Lear.

fonte: