terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NASCERAM FILHOTES DE ARARINHA-AZUL, ESPÉCIE EXTINTA NA NATUREZA

ararinha2

Brasília (22/12/2014) — Dois filhotes de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), espécie considerada extinta na natureza desde o ano 2000, nasceram no criadouro científico Nest (no final de outubro), no interior de São Paulo. Com cerca de nove semanas de vida, os filhotes estão sob os cuidados da equipe do Nest, instituição cadastrada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Originária da região de Curaçá, na Bahia, a ararinha-azul teve sua população dizimada, sobretudo devido ao tráfico de animais. Hoje, existem 92 exemplares em cativeiro, dos quais apenas 11 estão no Brasil.

A reprodução de ararinhas-azuis, que não acontecia no país há 14 anos, foi comemorada por todos os envolvidos no Projeto Ararinha na Natureza, cujo objetivo é reproduzir as aves em criadouros e, futuramente, reintroduzi-las em seu habitat natural, a Caatinga. Coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), o projeto conta com a parceria da Vale e de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, como o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

Saiba mais
fonte:http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6668-nascem-filhotes-de-ararinha-azul-especie-extinta-na-natureza.html

2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com a notícia - mesmo sabendo que a lista de animais ameaçados de extinção no Brasil segue crescendo... tudo o que fizermos é muito importante, mas precisamos multiplicar nossos esforços em prol da biodiversidade!
    Abraços e parabéns!!!
    Rosa Alves
    ICB/UFMG

    ResponderExcluir