- Aquarela fm 94,5 08 NOV de 2014
- A RADIO QUE FAZ AMIGOS PUBLICADO POR:
- Juvan
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú segue resgatando e protegendo animais nas diversas comunidades, e devolvendo-os aos seus habitats originais. No último dia 2, duas ocorrências: o NPA resgatou uma ave marinha por volta das 9h30 da noite, na praia central de Barra Velha, e uma serpente encontrada na Creche Madre Paulina, também no centro.
O pedido de resgate da ave, uma gaivota, foi feito pelo repórter Aldair Nizer, da Central Aquarela de Jornalismo,que soube do fato na orla central. A ave estava aparentemente machucada, e acabou resgatada, segundo informa o instrutor José Roberto, que lidera o núcleo de proteção. Os bombeiros Wellingtom e Sidinei auxiliaram na ocorrência. A gaivota foi tratada e devolvida ao seu habitat no dia seguinte.
Já na creche, professores se depararam com a popular cobra-de-vidro, (nome científico ophiodesfragilis, inofensiva, mas que não foi sacrificada pela direção da escola, que optou por chamar o NPA por volta das 2h da tarde. A coordenadora Salete Buba acionou o núcleo, que foi ao local, na Rua Pedro Plácido Malhado, nº 88, e resgatou a serpente.
Segundo Roberto, a cobra-de-vidro é uma espécie nativa principalmente do leste e sul do Brasil. Elas pertencem à subordem dos lagartos e não das serpentes, ainda que se pareçam bastante com cobras devido ao seu corpo cilíndrico. Estas cobras têm hábitos diurnos e se alimentam de insetos, chegando a atingir cerca de 30 cm de comprimento.
José Roberto lembra às populações de Barra Velha e São João do Itaperiú que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de emergência resgatando animais peçonhentos e venenosos que estejam causando risco à população pedimos aos cidadãos que não tentem matar ou capturar estes animais. É só ligar no fone 3446.0000 que avisar sobre a presença destes intrusos um tanto quanto indesejáveis. O Núcleo de Proteção Ambiental possui pessoal treinado e qualificado para este gênero de ocorrência.
fonte http://www.aquarelafm.com.br/2013/
Nenhum comentário:
Postar um comentário