sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mateira AQUARELA FM 94,5 NPA resgata tamanduá ferido na Praia da Península em Barra Velha e repassa aos cuidados do Beto Carrero

    Aquarela fm 94,5                                        12 DEZ de 2014
        A RADIO QUE FAZ AMIGOS                                                                                  PUBLICADO POR:
                                                                                                                                                                           Juvan

            Barra Velha - tamanduá resgatado pelo NPA 08 12 2014
            12.12 – O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú segue resgatando e protegendo animais nas diversas comunidades, e devolvendo-os aos seus habitats originais. De 8 a 10 deste mês, o grupo de socorristas recolheu mais duas serpentes e teve uma surpresa: um tamanduá também foi encontrado na Praia da Península, em Barra Velha.
            De acordo com o NPA, no dia 10, uma cobra d’água foi capturada, desta vez em residência da Rua Silvério Bertolino Ribeiro, na primeira Cohab de Barra Velha, bairro São Cristóvão, e retornou às matas. Um dia antes, uma cobra dormideira foi resgatada pelo NPA no número 453 da Rua Paulino André Borges, em Itajuba, quando a moradora Camila Trindade chamou os socorristas.
            A serpente estava na garagem de sua residência. A dormideira também é espécie inofensiva ao ser humano e que segundo o instrutor José Roberto, tem aparecido comumente nas residências de Barra Velha. O animal foi retirado pela equipe de resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do NPA.
            Mas a surpresa ocorreu mesmo dia 8, quando o tamanduá foi resgatado na residência de número da Avenida Armando Petrelli, na Praia da Península, entre o mar e a lagoa. A moradora Raquel Maria Faustino chamou os socorristas do NPA às 2h30 da tarde, ao se deparar com o animal.
            Segundo o instrutor Roberto, o exemplar é da espécie tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), já adulto e refugiado em um dos banheiros da residência, onde estava descansando. Conforme relato da moradora, o animal chegou a lutar com um cachorro da raça pit bull, e acabou ferido. Roberto destaca que além dos ferimentos, ele estava estressado. A moradora Raquel deixou o banheiro fechado enquanto esperava a equipe de resgate do Núcleo de Proteção Ambiental, a fim de evitar novos ataques do cão.
            O tamanduá foi recolhido pelo NPA, que o encaminhou imediatamente ao zoológico do parque Beto Carreiro World, em Penha. Lá ele foi medicado e já está em recuperação. José Roberto lembra às populações de Barra Velha e São João do Itaperiú que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de emergência resgatando animais peçonhentos e venenosos que estejam causando risco à população pedimos aos cidadãos que não tentem matar ou capturar estes animais.
            É só ligar no fone 3446.0000 que avisar sobre a presença destes intrusos um tanto quanto indesejáveis. O Núcleo de Proteção Ambiental possui pessoal treinado e qualificado para este gênero de ocorrência.
            Fonte:http://aquarelafm.com.br/radio/npa-resgata-tamandua-ferido-na-praia-da-peninsula-em-barra-velha-e-repassa-aos-cuidados-do-beto-carrero/

Nenhum comentário:

Postar um comentário