quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mensagem de final de ano Feliz 2015




Bombeiros Voluntários
Barra Velha SC







Caros AMIGOS LEITORESNúcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha SC, deseja a todos um FELIZ ANO NOVO.

Comece o ano com fé e otimismo.


Jamais deseje o mal, nem para aqueles que se julgam os teus inimigos e pratique o bem todos os dias do ano.

Cuide bem de você e de todos ao seu redor.

Ame cada vez mais a sua família e os amigos, pois cada segundo, assim como esse, será precioso.

Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo.

São os Sinceros votos de toda nossa Corporação.

Feliz Ano Novo 



 José Roberto Cruz
   Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva do Nosso Trabalho





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha SC









Caros Amigos leitores é com imensa alegria e satisfação que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha SC, AGRADECE a todos os amigos leitores que visitaram nosso Blog.

Agradecemos também a todas as Entidades que nos APOIARAM em Campanhas Educacionais de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e Conservação do Meio Ambiente com materiais didáticos:Instituto Vital Brazil RJ, Instituto Butantan SP,  Centro de Informações Toxicológicas CIT SC, Epagri Regional de Blumenau SC e Fundação SOS Mata Atlântica SP.


Neste ano, o "NPA" deu alguns passos importantes, em busca de melhorias e maior conhecimento para melhor atender a população de Barra Velha SC, relembraremos alguns destes passos:

Campanha Mata Atlântica e sua Biodiversidade nas Escolas de Barra Velha SC:




Qualificação:



 Algumas Ocorrências:



Agradecemos também  a RADIO AQUARELA FM 94,5 de Barra Velha SC:


Também  Agradeçemos humildimente a toda a Equipe de Profissionais do  Zoo do Beto Carreiro World, por seu empenho e dedicação, em pro a vida de nossos amigos silvestres, quando resgatamos animais silvestres feridos são prontamente atendidos por estes profissionais.


Em fim agradecemos a todos que de alguma forma nos auxiliou em nossa humilde caminha, leitores com seus comentários, amigos, entidades, empresas, institutos, ONG, fundações e a todos as pessoas anonimas que nos apoiaram.

Tivemos muitos acessos, pelo Brasil e pelo mundo, por esta razão citarei todos os Países que nos visitaram ao longo deste ano:  Brasil, Estados Unidos, Malásia, Alemanha, França, Ucrânia, Polônia, China, Portugal, Turquia, Tailândia, Reino Unido, Espanha, Russia, ColômbiaIndonésia, Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Austrália e Índia.

Postamos 356 matérias diversas, sempre referente ao meio ambiente: Animais Peçonhentos e Venenos, descobrimentos de especies, descobertas da ciência, prevenção de acidentes com peçonhentos, meio ambiente, Campanhas Ambientais, curiosidades, botânica, resgates de animais feito de NPA e etc...

Obrigado a todos.

Tenha um Feliz 2015 Cheio de Paz, Harmonia e Saúde.

 José Roberto Cruz
   Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ecoteca Digital: biblioteca virtual sobre meio ambiente

O Instituto Terra Brasilis criou a Ecoteca Digital, biblioteca online que disponibiliza mais de 1.500 publicações sobre conservação ambiental, com download gratuito. Esse projeto foi o ganhador do Prêmio de Gestão Ambiental, pela segunda vez consecutiva.

“A internet, cada vez mais, se projeta como um instrumento revolucionário do nosso tempo, no campo da comunicação e da informação. Além de democratizar a informação, a web permite de maneira revolucionária a socialização do conhecimento. É importante que iniciativas como a da Ecoteca se reproduza em outras áreas da gestão ambiental, para facilitar o acesso de um maior contingente de pessoas às informações disponíveis, servindo como instrumento de mobilização e engajamento da sociedade”, diz Sônia Carlos, coordenadora da Ecoteca Digital.



Esse conteúdo foi copiado do Blog do Portal Voluntários Online: http://blog.voluntariosonline.org.br/bibliotecas-virtuais-sobre-meio-ambiente/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Conheça a legislação e as instituições que cuidam da regulamentação e proteção dos animais

Denúncias

Abusos e maus-tratos contra animais configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito.
A autoridade policial é obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pode ser feita em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público.
Os animais silvestres, além de serem normalmente protegidos pela lei descrita acima, ainda podem ser denunciados à Polícia Florestal (onde houver) e ao IBAMA, através da "Linha Verde": 0800-618080 (ligação gratuita).
Conheça as diferenças entre animais silvestres ou selvagens e animais domésticos:

O que são animais silvestres ou selvagens?

São considerados animais silvestres (ou selvagens) todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural - como florestas, rios e oceanos. Existem animais silvestres nativos – brasileiros - e exóticos - de outros países. Lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, piranha, boto, curió, papagaio e capivara são exemplos de animais silvestres nativos. São animais silvestres exóticos leão, tigre, elefante, pavão, canguru e outros animais que não fazem parte da fauna brasileira.

O que são animais domésticos?

Animais domésticos são aqueles que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem. Os cavalos, por exemplo, são animais domésticos e dependem dos homens para alimentação e abrigo. Os homens, por sua vez, começaram a criar cavalos pois precisavam deles para transporte. Por isso, dizemos que há uma relação de dependência mútua entre animais domésticos e seres humanos.

Ter um animal silvestre brasileiro em casa é crime?

Sim. Não é permitido manter em cativeiro animais silvestres brasileiros, como macacos, papagaios, araras e curiós. Isto só é permitido a zoológicos, entidades com fins científicos e outras exceções, desde que possuam autorização do Ibama ou da autoridade competente.
Permitir que qualquer pessoa tenha um animal silvestre em casa estimula a atividade de traficantes de animais - pessoas que retiram os bichos selvagens de seus ambientes naturais para vendê-los. Separar um animal silvestre de seu ambiente prejudica não só o bicho que é afastado de sua família como vários outros animais que dependem dele para sua sobrevivência. Ter animais silvestres em casa prejudica o equilíbrio dos ecossistemas naturais.
De acordo com a "Lei de Crimes Ambientais", quem tem um animal silvestre brasileiro em casa está sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa.

O que fazer se você encontrar um animal silvestre perdido?

Caso ele esteja machucado, ligue para o zoológico mais próximo ou para alguma entidade de defesa e proteção animal. Caso não existam essas instituições por perto, entre em contato com a prefeitura do município e peça ajuda à Secretaria de Meio Ambiente ou ao departamento responsável pela Vigilância Sanitária. O trabalho de ajuda e socorro ao animal, seja ele de qualquer espécie, deve sempre ser feito por veterinários ou funcionários de entidades de proteção animal, pois uma pessoa despreparada pode machucar ainda mais o bichinho.

O que fazer se encontrar alguém vendendo um animal silvestre?

Se você encontrar alguém vendendo ou mantendo um animal silvestre preso em casa sem autorização do Ibama, deve denunciar a este órgão pela "Linha Verde" de atendimento 24 horas, 0800-618080; ou à Rede Nacional de Controle de Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), por e-mail, renctas@renctas.org.br.
fonte:http://bichos.uol.com.br/leiseprotecao/denuncias.jhtm


Lembramos a população de Barra Velha SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários  de Barra Velha SC, atende este tipo de Emergência, Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadães que não tente matar ou capturar estes animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000

José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Santa Catarina é apontada como rota de tráfico de animais silvestres

14/12/2014 08h10 
                   14/12/2014 08h10
Cem aranhas caranguejeiras e oito jiboias foram interceptadas na capital.
Polícia Ambiental já registrou 1.987 ocorrências de crimes contra a fauna.



Papagaios são as maiores vítimas do tráfico em SC (Foto: RBSTV/Reprodução)Santa Catarina é apontada pela polícia como rota de tráfico ilegal de animais silvestres. Cem aranhas caranguejeiras e oito jibóias foram encontradas pelos Correios dentro de uma caixa de papelão. Os animais que iam pra São Paulo, foram apreendidos em Florianópolis.

De acordo com a Associação Brasileira Veterinária de Animais Selvagens, a negociação ilegal de animais é a terceira maior no mundo, perdendo só para a de armas e drogas. A Polícia Ambiental de Santa Catarina registrou 1.987 ocorrências de crimes contra a fauna até agosto deste ano. A Polícia Federal (PF) catarinense informa que, só neste ano, foram apreendidos cerca de 400 bichos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram encontrados em torno de 1,2 mil animais nativos no tráfico ilegal. No Vale do Itajaí, 150 foram retidos em dois dias, na operação finalizada em 30 de novembro.
Aranhas tinham destino à São Paulo e foram interceptadas na capital (Foto: RBSTV/Reprodução)As aranhas interceptadas na capital, foram recolhidas pelo Ibama e levadas ao parque Estadual do Rio Vermelho. Os filhotes de jibóias capturados foram para o zoológico em Pomerode. Até serem identificados, os animais devem permanecer no local.

O estado é apontado como um importante mercado receptor e como rota de passagem, onde os traficantes param para descansar e alimentar os animais. Mesmo assim, poucos deles sobrevivem ao percurso. As maiores vítimas no estado são os papagaios que vêm, principalmente, do Mato Grosso. Só este ano, 100 chegaram de forma clandestina, com  asas amputadas.
Saiba mais
fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/12/santa-catarina-e-apontada-como-rota-de-trafico-de-animais-silvestres.html

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL PRA VOCÊ



O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está por começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares.

São nossos sinceros votos a você.








Feliz Natal




terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NASCERAM FILHOTES DE ARARINHA-AZUL, ESPÉCIE EXTINTA NA NATUREZA

ararinha2

Brasília (22/12/2014) — Dois filhotes de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), espécie considerada extinta na natureza desde o ano 2000, nasceram no criadouro científico Nest (no final de outubro), no interior de São Paulo. Com cerca de nove semanas de vida, os filhotes estão sob os cuidados da equipe do Nest, instituição cadastrada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Originária da região de Curaçá, na Bahia, a ararinha-azul teve sua população dizimada, sobretudo devido ao tráfico de animais. Hoje, existem 92 exemplares em cativeiro, dos quais apenas 11 estão no Brasil.

A reprodução de ararinhas-azuis, que não acontecia no país há 14 anos, foi comemorada por todos os envolvidos no Projeto Ararinha na Natureza, cujo objetivo é reproduzir as aves em criadouros e, futuramente, reintroduzi-las em seu habitat natural, a Caatinga. Coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), o projeto conta com a parceria da Vale e de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, como o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

Saiba mais
fonte:http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6668-nascem-filhotes-de-ararinha-azul-especie-extinta-na-natureza.html

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Parques e Unidades de Conservação


Unidades de Conservação


As Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais e marinhos detentores de atributos naturais e culturais de especial relevância para a manutenção do equilíbrio ecológico. São áreas protegidas, pois têm um papel fundamental na proteção e preservação do meio ambiente.
Instituídas pelo Poder Público e constituídas em âmbito federal, estadual e municipal, elas são reguladas pela Lei no. 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.
As UCs de Proteção Integral visam à preservação da natureza em áreas com pouca ou nenhuma atividade humana e admitem apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. As de Uso Sustentável têm como objetivo a harmonia entre conservação da natureza e utilização de seus recursos em benefício da comunidade local. A exploração do ambiente é permitida desde que, como o próprio nome indica, seja feita de forma sustentável.
As Unidades de Conservação conciliam a proteção da fauna, da flora e dos atrativos naturais com a exploração de seus recursos para fins científicos, educacionais, recreativos e turísticos. Dessa forma, constituem uma importante ferramenta para a integração entre homem e natureza.

saiba mais:
fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br/ambiente/parques-e-unidades-de-conservacao/

domingo, 21 de dezembro de 2014

MMA E ICMBIO DIVULGAM NOVAS LISTAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Ao todo, 170 espécies da fauna saíram da lista de animais ameaçados de extinção

MMA e ICMBio divulgam novas listas de espécies ameaçadas de extinção

Brasília (17/12/2014) — A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou na tarde desta quarta-feira (17) as novas Listas Nacionais de Espécies Ameaçadas de Extinção. O anúncio aconteceu no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. Na ocasião, foram divulgadas a Lista de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, produzida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo ICMBio.

Conduzido pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação do ICMBio, o mapeamento da fauna brasileira é resultado de um processo contínuo de trabalho, iniciado em 2009. Tendo como base a metodologia adotada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), foram realizadas 73 oficinas de avaliação, seguidas da edição das informações coletadas e da etapa de validação dos métodos aplicados.


MMA e ICMBio divulgam novas listas de espécies ameaçadas de extinção


Segundo o diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio/ICMBio), Marcelo Marcelino, a nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção se destaca pela abrangência do estudo: 12.256 espécies (incluindo peixes e invertebrados aquáticos) foram analisadas nos últimos cinco anos. "Essa foi a maior avaliação de risco de extinção já feita no mundo. Os números traduzem a amplitude desse esforço", ressalta Marcelino.

fonte:http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6658-mma-e-icmbio-divulga-novas-listas-de-especies-ameacadas-de-extincao.html

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Mateira AQUARELA FM 94,5 NPA dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha resgata cananina em casa do bairro São Cristóvão

    Aquarela fm 94,5                                        19 DEZ de 2014                                             A RADIO QUE FAZ AMIGOS                                                              PUBLICADO POR:
                                                                                                                              Juvan


            Barra Velha - bombeiros voluntários NPA
            19.12 – Na quarta-feira, dia 17 de dezembro, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha resgatou mais um animal: um exemplar de serpente conhecida popularmente como cobra caninana ou rateira. Foi por volta de 4h30 da tarde, quando o NPA foi acionado pela moradora Luci de Souza, residente na Rua Manoel Candido Filho, nº 268, no bairro São Cristóvão em Barra Velha, para resgatar a serpente no quintal de sua residencia. O instrutor Roberto Cruz e o bombeiro Claudinei Vargas atenderam a ocorrência.
            Segundo Roberto, a caninana (família Spilotes Pullatus) é inofensiva ao ser humano, mas por ser de grande porte assusta muita gente. O animal foi resgatado em meio de uma pilha de madeiras; o exemplar media aproximadamente 1.65m e é uma cobra de família característica da América Central e América do Sul. A caninana pode atingir cerca de 2,50m de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar de ser bastante agressiva, ela não possui veneno. Alimenta-se principalmente de roedores e pequenas aves.
             fonte: http://aquarelafm.com.br/radio/npa-dos-bombeiros-voluntarios-de-barra-velha-resgata-cananina-em-casa-do-bairro-sao-cristovao/