sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Serpente Resgatada em Residencia de Barra Velha SC





BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC











Caros amigos leitores no dia 24 de setembro de 2015, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou uma serpente em Zona Urbana na Cidade de Barra Velha SC.

As 12:49 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiro Voluntário de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, foi acionado para resgatar uma serpente dentro de uma residencia, localizada na rua Damiano Testoni nº 47, no Bairro Itajuba Barra Velha SC.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Roberto
Bombeiro Voluntário Uchôa

Ao chegarmos no local fomos informados pela moradora, Srª Aparecida Fátima do Prazeres que a serpentes estava debaixo de sua churrasqueira. O Animal foi Recolhido pela equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, e a Serpente foi identificada como Chironius exoletus (Cobra Cipó) e por não ser de Importância médica e será reintroduzido em seu Habitat natural.

 


NOME CIENTÍFICO: Chironius exoletus

NOME POPULAR: Caninana - Verde - Cobra Cipó

FAMÍLIA: COLUBRIDAE



Características: serpente não peçonhenta de tamanho médio a grande podendo medir até 1,7m, corpo delgado e cauda muito longa. Ocorre desde o nordeste do Brasil, pela costa Atlântica ate o sul do Rio Grande do Sul, a distribuição estende-se para oeste no sul do Brasil atingindo o Uruguai e Argentina. Possui hábito sub arborícola e atividade diurna. Alimentam-se de anurus e pequenos lagartos. Quando acuados elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam lateralmente o pescoço e escancaram a boca, desferindo botes se a ameça persiste.


Lembramos a população de Barra Velha SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência, Resgatando animais Peçonhentos e Venenosos e animais silvestres que estejam causando risco a população pedimos aos cidadões que não tente matar ou capturar estes animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.


Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário