"Surucucu" vem do tupi suruku'ku . "Surucucutinga" e "surucutinga" vêm do tupi suruku'kutinga, "surucucu branca"[ . Lachesis é uma referência a Láquesis, uma das três Moiras mitológicas gregas que decidiam o destino dos seres humanos e deuses. Muta ("muda" em latim) é uma referência ao fato de a surucucu vibrar sua cauda, como a cascavel, sem, no entanto, produzir o ruído que esta produz.
Adultos variam em comprimento de 2 m a 2,5 m embora possam crescer até quanto 3 m. O maior exemplar conhecido foi um pouco menos de 3,65 m, tornando-se a maior cobra venenosa do hemisfério ocidental. Esta é também a maior víbora no mundo. A cauda do surucucu termina com um tesão coluna vertebral, que, por vezes, quando perturbadas vibra de uma maneira semelhante à cascavéis.
Encontrado em América Central e América do Sul. Também encontrado na ilha de Trinidad
Esta cobra é ovipera: deposita cerca de uma dúzia em média. A fêmea supostamente permanece com seus ovos durante a incubação e pode defender agressivamente o ninho. Os filhotes em média 30 cm de comprimento e são mais coloridos do que os adultos.
Uma das maiores serpentes e mais perigosos na América do Sul, esta cobra é capaz de múltiplas mordidas graves e da injeção de grandes quantidades de veneno. Mesmo a mordida de um espécime juvenil pode ser fatal. No entanto, esta cobra é basicamente nocturna e de contacto com o ser humano é minimizado por esta razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário