sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cientistas descobrem espécie de sapo minúsculo no Brasil

13 agosto 2015



Brachycephalus quiririensis (Luiz Fernando Ribeiro/Fundação Grupo Boticário)
Cientistas brasileiros descobriram uma nova espécie de sapo, de cerca de 1 cm de tamanho, na Serra do Quiriri, divisa de Santa Catarina com o Paraná.
A descoberta foi publicada nesta quinta-feira no periódico especializado PeerJ e ocorre dois meses depois da divulgação da descoberta de outras sete espécies de sapinhos semelhantes, identificadas pela mesma equipe.
Brachycephalus quiririensis acaba de ser descoberto, mas já é considerado ameaçado: como vive apenas nessa região montanhosa (800 m a 1200 m de altitude) e precisa de um clima frio e úmido, é bastante sensível a mudanças climáticas e a alterações provocadas pelo homem.
Por isso, pode já estar ameaçado de extinção, explica o pesquisador Márcio Pie, do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos responsáveis pela descoberta.
A pesquisa, financiada pela Fundação Grupo Boticário, há cinco anos analisa a diversidade de espécies de anfíbios que vivem em montanhas, desde o sul de São Paulo até o norte catarinense.

Estas espécies brasileiras ('primas' do sapo recém-descoberto) medem, no máximo, um centímetro de comprimento, mesmo na vida adulta
saiba mais
fonte
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150812_novo_sapinho_brasil_pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário