quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Meu animal de estimação foi picado por uma serpente o que fazer?




Os cães são picados na região do focinho e pescoço, na maioria dos casos. É bom lembrar que a cobra não ataca um animal gratuitamente, mas apenas quando é molestada. Como os cachorros são animais curiosos e gostam de farejar e caçar tudo que encontram, certamente a cobra é a menos culpada pelo acidente.


picada de cobra é bastante dolorosa. Suspeitamos do acidente ofídico pelos sintomas, que são característicos, e pela visualização de pequenas marcas de sangue e orifícios na pele do animal. Essas marcas nem sempre são possíveis de detectar, a menos que sejam verificadas imediatamente após a picada.

No caso de jararacas, o inchaço na região da picada é muito evidente e aparece rapidamente. O veneno causa hemorragias e é comum encontrarmos equimoses (manchas de sangue) na pele ou interior da boca do cão. Pode ocorrer grandes áreas de necrose (morte do tecido) em regiões próximas à picada. No caso de cascavéis e corais, o veneno causa sinais neurológicos como incoordenação e visão turva. Pode aparecer sangue na urina de animais picados por cobras.

O cão deve ser atendido prontamente e receber o soro num prazo de 6 a 8 horas, além de tratamento de suporte, com o uso de anti-inflamatórios para conter o inchaço e a dor, antibióticos para evitar infecções, e anti-hemorrágicos. O soro antiofídico para animais NÃO é o mesmo que aquele usado em pessoas. Em caso de acidentes graves, o cão deve ficar internado, recebendo soro para 'diluir' o veneno.

saiba mais 
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário