terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conservação e importância das serpentes no meio ambiente


foto: Bombeiros Voluntario de Barra Velha

O Brasil é um dos países que concentra uma grande riqueza em sua biodiversidade. Entre essas riquezas estão as serpentes que,além de participar da cadeia alimentar e do equilíbrio ambiental, alimentam dos mais variados animais, desde aranhas e insetos, ate vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas tem um importante papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas populações de pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves.

Se, por um lado, o veneno pode ter consequências graves ao ser humano em caso de acidente, por outro ele também pode ser benéfico. Pesquisas com venenos revelam o grande potencial que estas substancias escondem em suas composições. Esses componentes isolados podem ter ações muito diferentes do veneno total. Só é preciso encontra-las, o que não é uma tarefa fácil.

Para se ter uma ideia do potencial, ja foram encontrados analgesicos, controladores de pressao arterial, colas biologicas, entre outros. Muito esta para ser descoberto mas, para que isto aconeça, é preciso conservar as serpentes e seus ambientes. Como animais silvestres,elas estão sobre proteção da legislação brasileira. Sua consevação vem sendo ameaçada pela caça predatoria, pela poluição e pela redução de seu habitat, com a ocupação cada vez maior de seus ambientes naturais.

fonte
Animais Venenosos (Instituto Butantan)


Nenhum comentário:

Postar um comentário