quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Encontrei uma serpente em casa o que faço?






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 



Se acontecer de você se deparar com uma cobra em sua casa, a primeira coisa a fazer é resistir ao impulso de atacá-la com uma vassoura ou vara.

A próxima coisa a fazer é chamar o Corpo de Bombeiros e mostrar-lhes onde está o réptil. No Brasil, na maioria das cidades é o Corpo de Bombeiros que lida com esse tipo de problema. Geralmente a serpente será levada para um lugar afastado e recolocada na natureza.

Se a cobra for encontrada em uma gaveta ou em algum lugar de difícil acesso, deixe-a em paz; mova todos os membros da família imediatamente para fora da habitação onde você encontrou a cobra, para não colocar em risco a segurança das pessoas. Acima de tudo, não tente interagir com ela de nenhuma maneira. Chame o Corpo de Bombeiros, e mostre-lhes o local para que a cobra seja retirada. 

Se você se deparar com uma cobra  no jardim: Retire todos para longe dela. Não tente matá-la. Grande quantidade das mordidas acontece quando as pessoas tentam matar uma cobra. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e peça-lhes para retirar a cobra. 

Em seguida, será importante tentar descobrir por que a cobra veio a sua casa. Você tem problema com roedores em casa ou no jardim? Entenda que as serpentes podem estar sendo atraídas para sua casa ou jardim porque estão procurando abrigos ou alimentos. As cobras se alimentam de ratos e camundongo e se estes roedores estão nas proximidades, pode ser que as serpentes estejam procurando por alimento. Para evitar este problema, é importante verificar se não existem sinais de  roedores e retirar entulhos e locais que servem de abrigo a estes animais. Tenha cuidado em galpões e casas de madeira.

Um rato pode facilmente passar por um buraco do tamanho de um lápis. Certifique-se de que não há buracos em suas paredes. Preencha-os imediatamente.  Lembre-se, as cobras sempre estão seguindo suas fontes de alimentos. Este problema ocorre com casas de madeira.

No Brasil existem 4 tipos de cobras peçonhentas, porém cada uma delas tem várias subespécies. Entre as cobras brasileiras mais venenosas estão a Coral verdadeira, a Cascavel, a jararaca e a surucucu. Normalmente, os casos ocorrem em localidades mais afastadas, mas isto não significa que não ocorram casos em áreas habitadas por seres humanos. O importante é ficar longe de qualquer cobra, sendo ela venenosa ou não, pois o fato de a cobra não ser venenosa não significa que ela não o atacará. Se você se deparar com uma cobra, isole a área, chame o Corpo de Bombeiros.


Algumas cobras podem causar acidentes graves. Não tente lidar com elas.

Se você for mordido, não vá dirigindo para o hospital, Chame o Corpo de Bombeiros.

Lembre-se que somente o Soro Salva.

Conservação e importância das serpentes no meio ambiente

O Brasil é um dos países que concentra uma grande riqueza em sua biodiversidade. Entre essas riquezas estão às serpentes que, além de participar da cadeia alimentar e do equilíbrio ambiental, podem ser muito útil ao homem. As serpentes se alimentam de vários animais, desde aranhas e insetos, até vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas têm um papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves.

Como animais silvestres, elas estão sob a proteção da legislação  brasileira. Sua conservação vem sendo ameaçada pela caça predatória, pela poluição e pela redução do seu habitat, com a ocupação cada  vez maior de seus ambientes naturais.


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário