segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Relatório mensal das atividades do NPA






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC









Caros amigos leitores, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, vem nesta matéria, relembrar com algumas fotos os animais que foram resgatados neste mês, em nossas atividades de Proteção ao meio ambiente e sua fauna.



Ocorrência de Resgate da Fauna;



http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/serpente-encontrada-junto-ao-hidrometro.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/resgatada-mais-uma-linda-serpente-em.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/serpente-e-resgatada-em-reforma-nos.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/alerta-populacao-exemplar-de-lonomia.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/conheca-lagarta-hemorragica.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/acidentes-com-taturanas.html


http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/coruja-resgata-em-barra-velha-e.html

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/coruja-resgatada-em-barra-velha-e.html



http://npabombeiro.blogspot.com.br/2015/08/pinguim-debilitado-e-resgatado-e-nao.html




Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA

.









domingo, 30 de agosto de 2015

Há 100 milhões de anos




© UNIVERSIDADE DE BARCELONA
Raridades: insetos como este sugavam o néctar das plantas sem flores
Raridades: insetos como este sugavam o néctar das plantas sem flores
Insetos conservados em âmbar descobertos na caverna El Soplao, norte da Espanha, mostraram como ocorria a fertilização das plantas no período Cretáceo, cerca de 105 milhões de anos atrás. Nessa época, os insetos polinizadores hoje mais comuns, como abelhas e borboletas, ainda não existiam e a maioria das plantas era as gimnospermas, sem flores (Current Biology, 20 de julho). As amostras de âmbar encontradas por pesquisadores da Espanha e dos Estados Unidos continham, em perfeito estado de conservação, duas espécies de insetos, ambas já extintas. Os dois insetos tinham um longo probóscide (espécie de tromba), que servia para absorver o néctar das estruturas reprodutivas das plantas em pleno voo, como fazem hoje os beija-flores. As duas espécies de insetos pertencem à família Zhangsolvidae, cujos representantes eram antes conhecidos somente por meio de fósseis da China e do Brasil. Uma das espécies de insetos tinha milhares de grãos de pólen de uma gimnosperma já extinta e indica que outros insetos de longos probóscides poderiam ter sido polinizadores. O trabalho é resultado da colaboração entre especialistas do Instituto Geológico e Mineiro da Espanha (IGME) e das universidades de Barcelona e Complutense de Madri, Espanha, Harvard e Cornell e do Museu Americano de História Natural de Nova York, Estados Unidos. Nessa época, as gimnospermas com os Pinus dominavam a paisagem terrestre, e o principal agente de polinização, pensava-se até agora, era o vento.
fonte 

sábado, 29 de agosto de 2015

Resgatada mais uma linda serpente em Barra Velha SC






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 






Caros amigos leitores no dia 27 de agosto de 2015 o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, Resgatou mais uma serpente em Zona Urbana.

As 12:11 hs o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiro Voluntário de Barra Velha SC, foi acionado  pelo Sr Luan Pablo Martins de Costa residente na Rua Francisco João da Costa  nº 208, no Bairro Itajuba em Barra Velha SC, para resgatar uma Serpente que estava no quintal de sua residencia.

Bombeiros Voluntários Envolvidos
Bombeiro Voluntário Uchôa
Bombeiro Voluntário Zulmar

Bombeiro Voluntário Barth

Ao chegarmos no local constatamos que se tratava de um exemplar conhecido popularmente como Cobra dormideira.

O animal foi resgatado pela Equipe de Resgate de Animais Peçonhentos e Venenosos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha SC, e por não ser de importância medica foi imediatamente reintroduzida a natureza.

Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA

.






quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Acidentes com Plantas Tóxicas






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 


Medidas Preventivas:

  • Conheça as plantas de sua casa e arredores pelos nomes e características
  • Quando planejar um jardim escolha espécies vegetais não tóxicas, principalmente se houver crianças e animais presentes.
  • Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e nem utilizá-las em brincadeiras.
  • Não coma folhas, frutos ou raízes desconhecidas.
  • Quando realizar serviços de jardinagem, use luvas, óculos, chapéu, camisa de manga longa, tesoura de poda e pazinha.
  • Descarte de forma segura as partes podadas.


Primeiros socorros:

  • Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica.
  • Guarde a planta para identificação.
  • Encaminhe o paciente para atendimento médico.


fonte


Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários atende este tipo de Emergência, alem de Resgatar Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Se você for picado por qualquer animal peçonhento, chame o Corpo de Bombeiros.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conservação e importância das serpentes no meio ambiente


foto: Bombeiros Voluntario de Barra Velha

O Brasil é um dos países que concentra uma grande riqueza em sua biodiversidade. Entre essas riquezas estão as serpentes que,além de participar da cadeia alimentar e do equilíbrio ambiental, alimentam dos mais variados animais, desde aranhas e insetos, ate vertebrados como roedores e anfíbios. Portanto, elas tem um importante papel no equilíbrio ecológico, sendo co-responsáveis pela manutenção do tamanho de certas populações de pragas e servindo de alimento para mamíferos e aves.

Se, por um lado, o veneno pode ter consequências graves ao ser humano em caso de acidente, por outro ele também pode ser benéfico. Pesquisas com venenos revelam o grande potencial que estas substancias escondem em suas composições. Esses componentes isolados podem ter ações muito diferentes do veneno total. Só é preciso encontra-las, o que não é uma tarefa fácil.

Para se ter uma ideia do potencial, ja foram encontrados analgesicos, controladores de pressao arterial, colas biologicas, entre outros. Muito esta para ser descoberto mas, para que isto aconeça, é preciso conservar as serpentes e seus ambientes. Como animais silvestres,elas estão sobre proteção da legislação brasileira. Sua consevação vem sendo ameaçada pela caça predatoria, pela poluição e pela redução de seu habitat, com a ocupação cada vez maior de seus ambientes naturais.

fonte
Animais Venenosos (Instituto Butantan)


domingo, 23 de agosto de 2015

Conservação dos Anfíbios




foto net
Nas ultimas décadas tem se observado uma diminuição ou o desaparecimento de algumas populações de anfíbios, tanto anuros como salamandras, em vários locais do mundo. Ainda não se sabe exatamente o motivo deste fenômeno, embora existam muitas suposições. Para os anfíbios, animais extremamente suscetíveis às mudanças ambientais, qualquer pequena modificação, tanto de ocorrência natural como pela ação  do homem, pode ser crucial para sua sobrevivência. Assim, a devastação de florestas, a introdução de áreas para pastagem de gado, a agro-industria, o garimpo e outras atividades humanas podem estar contribuindo diretamente para a diminuição dos anfíbios. Ainda, a poluição do ar e as águas por agentes químicos e a diminuição da camada de ozônio com o consequente aumento da intensidade dos raios ultravioletas do sol podem ter influencia muito negativa sobre esses animais.

O fenômeno da extinção dos anfíbios parece estar muito ativo principalmente na America Central e na Austrália, onde vem sendo associado à presença de um fungo (quitridiomiceto). Este funo mata os animais rapidamente, causando danos irreparáveis na sua pele.Vem sendo estudado em todo o mundo por vários cientistas. Entretanto, ate o momento, não foi descoberto a cura para essa epidemia devastadora, com potencial de se espalhar por todo o planeta.

fonte 
Animais Venenosos - Instituto Butantan

Acidentes com Taturanas






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 


As taturanas costumam aparecer em arvores nativas e frutíferas. é preciso cuidado ao colher frutos ou manusear folhas e gravetos, lembrando sempre que o uso de luvas evita o acidente. Atenção especial deve ser dada ás crianças que costumam subir em arvores e colocar as mãos nas taturanas.

O que acontece quando alguém se acidenta 

Qualquer que seja o tipo de taturana, o contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é intensa, do tipo queimação. Pode aparecer inchaço, vermelhidão e íngua. Um tipo de taturana, conhecida como Lonomia, pode causar,alem das alterações no local do contato, alteração de coagulação sanguínea, sangramento em gengiva, urina e outras regiões do corpo. Raramente pode complicar  com parada de funcionamento dos rins (insuficiência renal) ou sangramento intenso.

Lonomia obliqua

Primeiros socorros

Lavar bem o local  com água corrente e fazer compressas frias com água e gelo aliviam a dor na maioria dos casos.

Assim como nos outros acidentes, não  adianta colocar sobre a queimadura nenhum produto químico ou orgânico (cafe, folhas, pasta de dente, gasolina etc).

Levar a taturana para identificação da especie ajuda a distinguir a Lonomia das outras lagartas, pois  neste caso, pode ser necessário o uso de soro para neutralizar o efeito do veneno.

Chame os Bombeiros 

Para evitar acidentes com taturanas devemos seguir alguns cuidados

Tomar cuidado ao tocar em troncos de arvores e plantas no jardim;

Verificar se existem folhas roídas na copa, casulos e fezes de lagartas no solo;

Usar luvas de borracha quando manusear plantas.



Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Se você for picado por qualquer animal peçonhento, chame o Corpo de Bombeiros.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA


fonte
Instituto Butantan SP